Marília

Unimar faz aula inaugural para nova turma de Libras

Unimar faz aula inaugural para nova turma de Libras

A Universidade de Marília (Unimar) realizou a aula inaugural da quarta turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade. O encontro aconteceu na nova sala do curso localizada no piso superior do Bloco 11 e contou com a participação de mais de 60 novos alunos. A turma tem formação prevista para o fim do semestre juntamente com o grupo de nível 2 que iniciou as aulas na última semana.

Durante o discurso de abertura, a docente Célia Pavarini, coordenadora do curso, destacou que a Universidade tem desenvolvido cada vez mais ações com o objetivo de propagar o ensino de Libras em cumprimento a Lei de Acessibilidade.

“Nossas aulas gratuitas já atingem e capacitam estudantes universitários e colaboradores. Iniciamos a quarta turma de alunos da comunidade, agora com uma sala própria para o curso, e esperamos que vocês possam aprender e ser instrumentos de inclusão em qualquer local”, explica.

As aulas serão ministradas semanalmente às segundas (Nível 1) e às terças-feiras (Número 2) às 19h30. “O nosso objetivo é que cada vez mais marilienses tenham capacidade de comunicação com os surdos, principalmente para incluí-lo em todas as camadas sociais, vencendo qualquer barreira”, explica.

Segundo ela, todas as aulas são demonstrativas principalmente porque Libras é uma língua gestual, com estrutura gramatical própria e independente da Língua Portuguesa. Sua dinâmica acontece na interação entre professor e alunos e entre os próprios estudantes. O curso de Arquitetura da Universidade também iniciou ontem o projeto de revitalização da sala onde acontecerão as aulas.

Participando de perto dos projetos, a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva também esteve na aula inaugural. Para ela, a oferta do curso de Libras é mais uma ação de responsabilidade social da Universidade. “Desenvolvemos o processo por etapas preparando os alunos, colaboradores e em seguida a comunidade”, conta.

O curso de Libras da Unimar deu importante passo em 2015. Através de uma parceria com o Ministério Público Federal, os servidores de diversas regiões da Procuradoria Geral da União serão capacitados na língua para atendimento à comunidade.