O professor Ewerton Ricardo Messias defendeu neste sábado na Unimar (Universidade de Marília), sua tese de doutorado com um projeto de anáçise de atuação empresarial com sustentabilidade em momento histórico: foi a primeira banca do programa de Doutorado em Direito na Universidade.
O projeto recebeu a orientação do professor e procurador da República Jefferson Aparecido Dias, doutor em Direito e docente na Unimar, que destacou a maturidade e o alto nível do programa de doutorado da Unimar, único na região.
A banca contou com a participação da Professora Sussana Pentinat (Tarragona/Espanha), por vídeo conferência, Lucas Gonçalves (UFSE), Jonathan Vita e Valter do Carmo, professores da Unimar, e do professor Elias Marques de Medeiros Neto.
“Foi uma honra participar deste momento histórico da faculdade, que é o resultado de um enorme esforço da família Serva, e dos amigos e professores Jefferson Dias e Jonathan Vita, que, em conjunto com o corpo docente e discente, conseguiram legitimar o excelente programa de doutorado da faculdade”, disse o professor Elias ao final avaliação da tese.
A tese do agora doutor Ewerton Messias apresenta uma análise sobre modelo de regulamentação para que empresas privadas adotem medidas de Avaliação Ambiental Estratégica em seus projetos de investimentos como forma de permitir modelo sustentável de desenvolvimento com preocupação ambiental e social.
Segundo o pesquisador, a ideia de regulamentação da medida combina gestão de sustentabilidade vinculada ao conceito de compliance, em que as corporações estariam comprometidas a cumprir em seus investimentos os princípios e valores de compliance que adotem em suas organizações.
O pesquisador citou controle de situações como empresas da construção civil que atuam de forma irregular em áreas de preservação permanente A primeira banca de doutorado em direito da Unimar atraiu estudantes e pesquisadores. Veja na galeria fotos do evento