Marília

Unimar inaugura Hospital Oncológico, traz tecnologia de ponta e espera SUS

Unimar inaugura Hospital Oncológico, traz tecnologia de ponta e espera SUS

O Hospital Oncológico da Unimar foi inaugurado na tarde desta segunda-feira com a apresentação de uma megaestrutura de serviços, tecnologia de ponta e mobilização por credenciamento pelo SUS para transformar a cidade em um grande centro de atendimento no setor.

O hospital inicia atendimento nesta terça-feira, dia 3, para planos de saúde e particulares. Terá seis andares com estruturas de leitos, exames, radiologia, quimioterapia, cirurgias e a projeção de mais investimentos que vão criar serviços inéditos na região.

Oferece 82 leitos de internação com vista para o vale, 12 leitos de UTI, além das diversas alas que incluem hemodinâmica, exames por imagens, procedimentos e mais.

O prédio ocupa a quarta torre do Hospital Beneficente Universitário. A quinta torre, com obras já iniciadas, terá os aparelhos de última geração na Radioterapia, que é o Acelerador Linear e no Centro Cirúrgico Oncológico com o aparelho para Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET/CT).

O PET-CT realiza exames de imagem para avaliação do metabolismo das estruturas, com tecnologia avançada, o equipamento vai proporcionar um diagnóstico mais rápido e seguro.

O sistema foi comprado com apoio do governo do Estado por uma emenda de investimentos do deputado estadual ex-prefeito Vinícius Camarinha, que acompanhou a solenidade.

A inauguração reuniu autoridades de diferentes cidades, incluindo o prefeito Daniel Alonso, o vice-prefeito de Garça, Flávio Peres; secretários municipais, vereadores, dirigentes de instituições como presidente da Acim, Adriano Luiz Martins, o diretor do Tauste Ação Social, Guilherme Cunha, e outros.

O reitor da Unimar e idealizador do projeto, Márcio Mesquita Serva, recebeu diferentes homenagens na solenidade, incluindo uma parede em uma das áreas de acesso que apresenta uma frase de gratidão e investimentos em resposta a todo carinho recebido em sua atuação desde a criação da universidade.

.

“Desde que foi criada a Universidade de Marília nos dedicamos a criar um hospital, pontos de atendimento, o projeto Amor de Criança. Falta complementar, vai se especializando e estamos chegando no topo. Marília e região necessitavam de serviços para os quais pacientes tinham que viajar. Marília passa a ser centro da região, divisas com Paraná, Mato Grosso, somar para atender a comunidade”, destacou

Agradeceu à toda a população, funcionários, médicos e autoridades que colaboraram com o projeto.

Márcia Mesquita Serva, superintendente do HBU, destacou que o hospital realizar “o nosso sonho, de muitos profissionais, que faz sentido fazer o bem pelo bem” e lembrou que é um sonho do reitor Márcio Mesquita Serva transformado em realidade.

“Vamos ter 84 leitos, não são leitos comuns. A gente entendeu que os pacientes oncológicos o resultado depende de rapidez e eficiência. Fizemos três salas de cirurgia equipadas e os cirurgiões vão ter essas salas preparadas: cirurgiões, usem essa estrutura para fazer o melhor.”

Além das salas terá cenário de práticas integrativas. “Todo mundo que quiser cuidar vai ser bem vindo. A gente vai cuidar não só do paciente, vai cuidar dos familiares.”

O hospital terá ainda odontologia focada na oncologia, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, parceria com laboratório de análises clínicas, biologia molecular e até horta, inclusive com produção de chás.

Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar,  Fernanda Mesquita Serva, explicou que o hospital será também um centro de pesquisa e formação que vai envolver diferentes cursos, especialmente da Saúde.

“Vai fomentar pesquisas e impulsionar o programa de pós-graduação e doutorado da universidade”, lembrou.

A Unimar ampliou também a formação de profissionais, com curso de técnico de enfermagem, e amplia o espaço para todas as áreas. “Quando propus para a Márcia uma sala para psicólogos ela disse na hora: a sala é de vocês.”

O médico Sérgio Luiz Afonso, coordenador da área de oncologia do HBU, disse que o projeto mostra que o reitor foi visionário ao projetar o hospital. Apontou estudos que indicam o câncer como a principal causa de óbitos no futuro.

“Já foram criados vários serviços e no futuro até cirurgia robótica. Ainda haverá fatores consequentes, como grandes cirurgias. Hoje está sendo inaugurada uma grande estrutura, na sequência tudo isso será anunciado, existem vários projetos, que começam hoje. “

Destacou ainda que um grande avanço do prédio é dar oportunidades, trazer humanização, reduzindo mobilização em viagens. “O grande avanço foi uniformizar, centralizar em local em que profissionais especializados podem ser encontrar e fazer o melhor pelo paciente. Esse paciente não pode esperar e o atendimento é agilizado.”

Acompanhou a solenidade com o filho, também oncologista, Vitor Frederico Afonso, que destacou a satisfação em acompanhar o processo desde o início. ”É uma honra estar junto, seguir essa carreira que é tão linda.”

Veja mais fotos da inauguração na galeria