Marília

Unimar inaugura loja de alimentos produzidos em fazenda e cursos

Unimar inaugura loja de alimentos produzidos em fazenda e cursos

Um projeto de desenvolvimento de alimentos iniciado na década de 90 pela Unimar virou uma loja com hortifrútis frescos, receitas próprias, diversidade e ótimos preços.

O Planeta Soja, que concentra produção da Fazenda Experimental e de diferentes cursos da Unimar, agora oferece espaço de venda direta ao público e envolve alunos de diferentes áreas em toda a cadeia do setor – da produção à venda final.

A apresentação da loja levou dirigentes da Universidade, coordenadores de cursos e clientes para conhecer a estrutura, degustar alguns itens da produção e divulgar detalhes do projeto que não para de crescer.

“Começamos o projeto da soja, que inclui até programa para desenvolver uma sopa de distribuição gratuita. Agora estamos  em uma nova fase, integrada com entidade beneficente, que é a associação do hospital universitário, e todo o excesso da produção dos cursos vamos fazer essa composição, distribuir um pouco e fazer venda simbólica, que atende os funcionários e quem quiser frequentar a loja”, disse o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva.

Verduras com preços únicos, legumes, além de doces produzidos com material da Fazenda Experimental, queijos, leites, produtos de soja, pães, doces, ovos, mel e até café moído estão entre os itens à venda.

A loja ainda integra cursos que atuam na produção, nutrição, gestão da loja e do projeto Planeta Soja, além de envolver a comunidade.

“É uma iniciativa da faculdade que vai oferecer produtos para a comunidade, que são desenvolvidos na Fazenda Experimental com processo de aprendizado e atuação de professores, alunos e estagiários. E são produtos saudáveis, o que é um marco dessa loja”, explicou Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar.

Fernanda Serva disse que além de envolver a formação profissional dos alunos, é uma proposta que virou referência e atrai pesquisadores e instituições de diversos pontos do país.

Angélica Cremasco da Silva, tecnóloga de alimentos e coordenadora do Planeta Soja, explica que a loja integra diversas propostas, que vão do envolvimento de alunos com todas as etapas do ciclo de produção e distribuição de alimentos, até apresentar à comunidade o trabalho e atender moradores.

“Além da venda dos produtos da Fazenda, a gente tem uma estrutura muito grande para atender o aluno. Tem a estrutura para eles estudarem e, além disso, tem as matérias primas. Acontece com leite, avicultura, horticultura. E paralelo a isso a gente tem as portas abertas para alunos da nutrição, desenvolvimento de produtos. Temos produtos sem ovo, sem leite, sem glúten, para atender todo nosso público.”

A coordenadora lembra que para os alunos é um projeto que permite acompanhar desde a fazenda até desenvolvimento de receitas, gestão e venda final.  E não tem limites.

“Não temos limite. A gente vai atendendo a demanda, temos novos produtos. Estamos abertos ao público, com preços acessíveis de alimentos direto da fazenda, da fábrica.” Alguns são produzidos por demanda dos consumidores. Uma empresa de produtos para pesca pediu a Unimar para desenvolver uma ração especial de soja.

“O preço é muito bom, as verduras duram mais tempo na geladeira, eu também levo ovos, pães, doces. A loja facilita muito para a gente”, disse o enfermeiro aposentado Paulo Antonio, que já adquiria alguns produtos na fábrica e aproveitou a inauguração para compras.

A loja funciona ao lado do Planeta Soja, na rua Pedro Alpino, 85 no campus universitário, a poucas quadras do Hospital da Unimar. Atende de segunda a sexta das 9h às 17h, não fecha para almoço e aceita cartões. Veja galeria de fotos