A Unimar (Universidade de Marília) abre nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, as inscrições para o curso de mestrado “Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação” que vai reunir diferentes disciplinas de saúde como medicina, odontologia, biomédicas e outras áreas da saúde.
O curso coloca Marília entre 14 instituições com projetos multidisciplinares aprovados entre mais 154 protocolados na Capes. E faz muito mais que isso: traz para a cidade pesquisa de alto nível, com foco em aplicação prática na reabilitação de pacientes em todos os sentidos.
O novo curso também promove um investimento pioneiro em valorização de docentes da casa que após suas especializações serão os professores da graduação e pós-graduação.
O mestrado também abre o caminho para que a Universidade busque a aprovação de curso de doutorado na área. A apresentação do novo curso foi feita na manhã desta quarta-feira na reitoria da universidade com a participação do reitor Márcio Mesquita Serva, da pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, e do coordenador do curso de mestrado, Rogério Buchaim.
Rogério Buchaim, coordenador do curso, com o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva
Formado pela Unimar, Buchaim foi aluno da primeira turma de odonto a ter diploma após o reconhecimento da instituição como universidade. Foi professor da casa até se afastar para atuar na USP. Consultor do MEC para avaliação de cursos, retornou para Marília há um ano para desenvolver o projeto do mestrado.
“Esse é um momento histórico para a Universidade de Marília. Significa dizer que a instituição está avançando ainda mais em pesquisas e em especial na pós-graduação. Vai receber profissionais das mais diversificadas áreas da saúde”, disse Fernanda Mesquita.
A prova para classificação ao projeto será feita no dia 3 de dezembro e as aulas devem começar ainda neste ano. O curso une disciplinas como anatomia, fisiologia, farmacologia, sempre visando reabilitação do ser humano de forma geral.
Uma das disciplinas será focada no projeto Amor de Criança, que oferece atendimento a quase 200 crianças com paralisia cerebral e já oferece modelo interdisciplinar de atendimento.
“Nós da Unimar, depois de completar 60 anos de ensino, provamos que estamos amadurecidos suficientemente para caminhar para o essencial em pós-graduação e pesquisa. Precisamos evoluir para a profissionalização, para a qualificação. Estamos indo para pesquisa, para forma de profissionais mais capacitados em todas as áreas”, disse o reitor Márcio Mesquita Serva.
“Quando fizemos essa proposta pensamos numa área que atendesses todas as áreas da saúde. A área interdisciplinar é considerada a mais difícil de aprovação na Capes mas tivemos êxito porque é esse o espírito na Universidade: ninguém trabalha sozinho. É preciso atuar em conjunto”, disse Rogério Buchaim.
“Instituições federais, estaduais que apresentaram projetos nesta área não tiveram suas propostas aprovadas. Isso mostra a qualidade do corpo docente, do programa de pesquisa aqui na Unimar”, disse o coordenador do curso.
As inscrições serão feitas pelo site da Unimar (clique aqui) que também vai disponibilizar detalhes sobre o programa do mestrado