Marília - Em um momento decisivo para o futuro do planeta, a Universidade de Marília (Unimar) marca participa de evento na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova Iorque, para debates sobre Direitos da Natureza.
A universidade enviou uma delegação de docentes e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), integrantes da Incubadora Solidária (INSOL).
O grupo acompanhou a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral sobre “Harmonia com a Natureza e Bem Viver”. Os encontros são anuais em comemoração ao Dia Internacional da Mãe Terra.
Com um olhar para a construção de caminhos sustentáveis, o encontro reúne especialistas de todo mundo para dialogar sobre alternativas ao modelo predatório de desenvolvimento. O encontro valoriza o equilíbrio ecológico, os direitos da natureza e o bem viver das comunidades.
A delegação da Unimar é composta pelo coordenador do PPGD, Prof. Dr. Jonathan Barros Vita, pela docente e pesquisadora Profa. Dra. Mariana Ribeiro Santiago e os doutorandos Liciane Silva e Henrique Garcia.
O convite à Universidade se deu em virtude da atuação do grupo no campo dos Direitos da Natureza, com destaque para os trabalhos desenvolvidos na INSOl. É um projeto de extensão que promove soluções jurídicas solidárias em parceria com comunidades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Participação da Unimar na ONU
A Profa. Dra. Mariana Santiago, que também integra o seleto grupo de experts do Projeto Harmony with Nature, iniciativa da ONU voltada à difusão de uma nova ética para as relações entre humanidade e meio ambiente, destaca a participação.
“Estar na ONU, neste espaço de construção coletiva e intercultural, representa o reconhecimento da relevância do que temos construído na Unimar. Nosso trabalho com a INSOL é movido pela escuta ativa, pelo compromisso com a justiça socioambiental e pela defesa de um Direito mais sensível à vida em todas as suas formas”, afirma.
Para o coordenador Jonathan Barros Vita, a presença da Unimar no evento internacional reforça o papel da universidade como agente de transformação.
“É uma conquista coletiva, construída ao longo de anos de dedicação a pesquisa crítica, a extensão universitária e a busca por um Direito mais inclusivo e ecológico. Nossa delegação representa o esforço da Unimar em promover uma formação acadêmica engajada, sensível aos desafios globais e comprometida com os direitos da natureza e da coletividade”, destaca .
Relevância da Participação e Impacto
A participação da delegação também é celebrada pela Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva.
“Ver nossos professores e alunos participando ativamente de uma agenda tão significativa, na sede das Nações Unidas, é motivo de orgulho. Demonstra que a ciência que fazemos aqui em Marília está conectada com os grandes debates globais e tem impacto real na construção de um mundo mais justo, sustentável e solidário.”, destaca.
A Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU pode ser acompanhada pela plataforma oficial do projeto: www.harmonywithnatureun.org.