Em 26 de junho é comemorado o Dia Internacional de Combate às Drogas e diversas ações estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo com o objetivo de reduzir os problemas na área de saúde que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime. Esta campanha do Escritório contra Drogas e Crime (UNODC) da Organização das Ações Unidas é apoiada pela Universidade de Marília (Unimar).
De acordo com a Psicóloga Organizacional, Silvana Pires os colaboradores receberam orientações quanto ao alto índice de consumo de drogas, através de evento promovido por seu setor em parceria com o Departamento de Recursos Humanos e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). “Convidamos a docente Dra. Patricia Cincotto dos Santos Bueno para palestrar sobre os malefícios que essas substâncias lícitas e ilícitas podem trazer ao indivíduo, família e ambiente de trabalho”, explica.
O principal objetivo, segundo a psicóloga, foi promover a reflexão e a sensibilização para que os mesmos se tornem agentes que transforme esta triste realidade social. “O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico”, acrescenta.
Entre os principais temas do encontro, é possível destacar o consumo que acarreta dependência de medicamentos tranquilizantes, que muitas vezes passam despercebidos em certas discussões. A cada ano, no mês de junho, o UNODC prepara uma campanha internacional de prevenção a drogas para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.