Marília

Unimar tem debates, palestra e pesquisa para reflexão sobre Consciência Negra

Unimar tem debates, palestra e pesquisa para reflexão sobre Consciência Negra

Um programa de debates, pesquisas e análises com participantes de diferentes disciplinas e atuações na comunidade levou para a Unimar atividades especiais em comemoração ao Dia da consciência Negra – celebrado no domingo, dia 20 -.

“O dia da Consciência Negra, estabelecido no Brasil em 20 de novembro, busca destacar a importância da contribuição dos afrodescendentes na formação cultural do país, comemorando as lutas do povo negro para sua liberdade”, explica a professora Walkiria M.H. Ferrer. coordenadora do NIPEX/DRI UNIMAR, educadora e socióloga

Também responsável pela disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira da instituição, Walkiria Ferrer disse que durante todo o ano foram realizadas diversas ações internas e externas que suscitaram profundas reflexões sobre a importância da temática.

Na quinta-feira, dia 17, a Unimar promoveu a mesa debate Saúde como Direito, promovida em parceria com o HC Famema e a Famema.

A discussão teve participações especiais do professor Emerson Ademir Borges de Oliveira, vice-coordenador do programa de Pós-Graduação em Direito da Unimar, e da superintendente do HC, Paloma Libânio.

“Discutimos temas como as maiores dificuldades, incidências de saúde que mais atingem a população negra, como funciona o direito à saúde na Constituição, como funciona o SUS, o que as pessoas podem fazer para buscar seus direitos, medicamentos de alto custo, tratamentos excepcionais. Foi muito interessante esse contraponto entre direito e medicina”, explicou Emerson Oliveira.

A íntegra do encontro, que contou com participações de convidados e mais informações de apoio sobre o tema, pode ser vista na íntegra na página da Unimar no Youtube.

A programação incluiu ainda a palestra “Liberdade Religiosa e Exercício Profissional” – ministrada pelo professor Rafael de Lazari para o curso de Medicina da Unimar, e que permitiu analisar o papel da educação e em especial das universidades na conscientização sobre o tema.

A palestra “Direitos Humanos, Interculturalidade e Igualdade Racial”, levou o professor Jefferson Aparecido Dias, também do programa de pós-graduação em Direito, para falar sobre o tema.

A universidade promoveu ainda a palestra “Atenção à Saúde Ocular da População Negra e a importância da representatividade na medicina”, ministrada pela médica Kemi O. Salami, oftalmologista egressa da Medicina Unimar.

Além de todas as atividades, a Unimar participa no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília, que estimula a formação de políticas públicas com participação da sociedade civil organizada e poderes públicos.

“Para além disso, internamente, todos os cursos da universidade puderem abordar a temática de modo transversal e interdisciplinar, cumprindo deste modo, a função social formadora da Unimar”, explica a professora Walkiria.