Modelo de excelência na formação superior e reconhecida por ser a única Instituição de Ensino Superior do País a adotar um modelo educacional pautado nos pilares do empreendedorismo, inovação e da Transformação Digital da Educação e a utilizar tecnologias de Inteligência Artificial para maximizar a performance da formação de seus alunos em todos os cursos, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM obteve nesta semana os melhores resultados entre as instituições de ensino da região e está entre as melhores do Brasil, conforme avaliações do Ministério da Educação (MEC).
Além ter recebido a nota máxima (5) do MEC na modalidade de Educação à Distância, posicionando o UNIVEM como a melhor instituição de ensino superior da região no oferecimento de cursos de graduação e pós-graduação a distância, o UNIVEM ficou entre as 20% melhores instituições do País com conceito de excelência entre 4 e 5 na avaliação divulgada nesta quarta (12) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC que, entre outras atribuições, é responsável pelas avaliações e indicadores da educação superior.
Na avaliação das instituições de ensino que oferecem educação a distância, o MEC considerou, além da infraestrutura da instituição, a organização, corpo docente, metodologia de ensino e a qualidade e inovação da Instituição, oferecendo aos alunos que buscam um curso de graduação e pós-graduação, a comodidade, a flexibilidade de horários e, principalmente, a mesma qualidade e estrutura física e pedagógica oferecidas aos alunos dos cursos presenciais.
Nota atesta a excelência do UNIVEM na formação para atuação no mercado de trabalho, na pesquisa e inovação ou no empreendedorismo
As notas obtidas nestas avaliações do Ministério da Educação atestam a excelência do UNIVEM no oferecimento de cursos superiores que transformam a vida dos alunos, seja na atuação no mercado de trabalho, na pesquisa e inovação ou no empreendedorismo. Os dados divulgados na última quarta-feira, dia 11, são do Índice Geral dos Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar dos Cursos (CPC), que integram o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) que considera quesitos como a qualidade da formação dos professores, o Conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o desenvolvimento dos estudantes que estão concluindo os cursos e a percepção dos alunos sobre o processo de formação oferecido.
Os resultados consideram a avaliação feita em 2018, quando foram analisados 2.052 universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários e 8.520 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. Dessas, apenas 20% obtiveram notas de excelência. O UNIVEM fez parte desse percentual, se destacando entre as melhores do País. As notas da avaliação variam de 1 a 5, sendo que 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias.
O modelo de análise usado avalia ainda três componentes principais: a instituição, os cursos e o desempenho dos estudantes. Com base nos três componentes de avaliação do MEC, outros critérios mais específicos foram avaliados: Projeto pedagógico; qualificação do corpo docente; instalações físicas; responsabilidade social; satisfação dos alunos; gestão da instituição, entre outros.
Os índices determinam parâmetros para o MEC definir, por exemplo, a participação das instituições de ensino superior em programas do governo. Em caso de sucessivas notas insatisfatórias, pode haver sanções.
UNIVEM – conceito inovador na formação do Ensino Superior
Segundo destacou a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, o resultado notável, retrata o expressivo envolvimento, a competência de todos os atores institucionais e o comprometimento de todos com a instituição e com a formação de alunos para o mercado. “A avaliação foi um reconhecimento do trabalho e o compromisso do UNIVEM com a qualidade da formação dos futuros profissionais; compromisso esse que deve estar alinhado com as necessidades do mercado e da sociedade”, frisou.
Para o reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, o corpo docente altamente qualificado e o preparo do discente para a atuação no mundo competitivo e globalizado diferenciam os cursos do UNIVEM, e são muito bem avaliados pelo MEC. “Essa conquista se deve a um conjunto de fatores, temos uma seleção de professores capacitados e com vivência de mercado, projetos pedagógicos modernos e atualizados e infraestrutura tecnológica única que incluem ambientes de inovação e empreendedorismo digital inseridos no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo, que possibilitam aos alunos desenvolverem empreendimentos de base tecnológica que são hospedados na própria estrutura da instituição. Além disso, as melhores e maiores empresas da região sempre privilegiam os profissionais egressos dos cursos do UNIVEM.”, comemorou o reitor do UNIVEM.