Marília

Univem faz 49 anos de olho no futuro: vestibular, tecnologia e mais

Reitor Luiz Carlos Macedo com pró-reitores, coordenadores de cursos e professores
Reitor Luiz Carlos Macedo com pró-reitores, coordenadores de cursos e professores

O Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) completou nesta segunda-feira 49 anos de implantação e apresentou grandes números e histórias sem perder foco no futuro: abertura das inscrições para vestibular, o desenvolvimento de uma nova vocação para a cidade com tecnologia da informação e a formação de profissionais capacitados e críticos.

Criado a partir de investimentos e trabalho de um grupo de voluntários ligados a instituições espíritas, surgiu como Fundação Eurípides Soares da Rocha para oferecer três cursos superiores – Direito, Administração e Contábeis – com estrutura que permitisse atender om excelência alunos da cidade e região que precisavam viajar muito para fazer faculdade.

Hoje, com 2400 alunos, pelo menos 320 funcionários – alguns com 40 anos de casa – o Univem colocou seu curso de direito entre os melhores do país, formou desembargadores, procuradores e colocou como docentes grandes juristas. E levou o padrão de excelência para todos os cursos.

”O Univem completa 49 anos cumprindo sua missão e sem abandonar os princípios morais, éticos, de excelência em educação e produção de conhecimento”, disse o reitor, o promotor aposentado Luiz Carlos de Macedo Soares.

Macedo é aluno da segunda turma. Entrou na instituição em 1971, formou-se em 1974 e  retornou décadas depois já como promotor. Em 1995 passou a conduzir a instituições o processo que levou à sua transformação em Centro Universitário.

Foi um processo longo, que enfrentou diferentes formas de resistência, e contou com auxílio de grandes nomes nacionais, como ex-governador e ex-deputado federal Luiz Antonio Fleury Filho, e o ex-ministro da Educação, hoje senador, Cristovam Buarque.

“Havia um entendimento de que as cidades do interior não precisavam de novos centros universitários, isto sem contar os interesses coletivos das grandes redes de São Paulo em minar ou estagnar toda e qualquer tentativa de crescimento, sofremos muito para conseguir a aprovação final”, disse Luiz Carlos de Macedo Soares

Na próxima sexta-feira ele faz um agradecimento pessoal e direto a Cristovam Buarque. O senador vai receber homenagem com título de Professor Benemérito da instituição.


FUTURO

O Univem abriu nesta segunda-feira o processo e inscrições para o vestibular 2017. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro. As provas acontecem no dia 30 de outubro e no dia 3 de novembro será divulgado o resultado. Para mais informações acesse o site AQUI.

O Centro Universitário também participa ativamente no processo para implantação do Parque Tecnológico de Marília, um projeto com apoio de outras universidades, do poder público e empresas.  O Univem Já mantém a incubadora de empresas e o polo de inovação, duas exigências para que o municípios possa receber o Parque, um invstimento estadual que transforma a cidade em centro e atração de investimntos, empresas e oportunidades.. 

Para comemorar os 49 anos,  a mantenedora organizou um “parabéns a você” na sala dos professores e serviu um bolo, em evento que marca também a retomada de atividades para o segundo semestre e promete muito trabalho

“Aqui, nós levantamos, todos os dias, para fazer o melhor que podemos e entregar sempre mais do que o esperado. Sintam-se em casa, aproveitem o máximo a estrutura Univem, o mundo não é mais restrito a sua sala de aulas, rompemos fronteiras e buscamos os melhores parceiros. Estamos juntos e vamos cuidar para que tudo aconteça de acordo com os planos, bem vindos e excelente semestre a todos”.