O Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) apresentou na noite desta segunda-feira o Legal Innovation Hub, primeiro laboratório de inovação para Direito no país e base para um ecossistema digital destinado a profissionais da área em escritórios, órgãos públicos e especialmente estudantes.
O espaço oferece estrutura para desenvolver legaltechs – start ups na área do direito – e preparar estudantes para mercado profissional cada vez mais digitalizado e com novas perspectivas tecnológicas.
A inauguração reuniu autoridades, profissionais de diversas áreas – que vão desde o advogado Júlio Brandão, da primeira turma de direito ao promotor Gilson César Augusto da Silva – professores e dirigentes do Univem e estudantes de Direito.
O reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares, destacou que a inovação é um desafio em todas as áreas. Lembrou que o Univem ofereceu a base do desenvolvimento de Marília como centro de tecnologia há 20 anos com lançamento do Centro Incubador de Empresas.
“Se nós não inovarmos vamos ficar para trás. Observe o que acontece na China, é de arrepiar. Poucas instituições tem um laboratório como esse. Partimos para a revolução 4.0 em todos nossos cursos.
O pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento do Univem, professor Elvis Fusco, apresentou o modelo de ecossistema e os desafios do projeto, que deve envolver pessoas, tecnologia e capital para transformar oportunidades em valores e desenvolvimento profissional, econômico e pessoal. Disse que o laboratório é um presente para a cidade.
“Todas as áreas são influenciadas pela tecnologia. As inovações estão criando novas funções, novos modelos de negócios e destruindo modelos de negócio. E a gente nota que empresas, profissionais liberais, universidades estão correndo atrás. Nós do Centro de Inovação do Univem disponibilizamos projetos de inovação para multinacionais.”, explicou.
O professor destacou que a cidade está entre as principais do Estado em Tecnologia da Informação e o ecossistema deverá se integrar a outros. “Ainda não existe no país e nós vamos nos conectar no exterior, nos que surgirem no país. Lembrou que a Universidade credencia os avanços junto ao governo do Estado.
O coordenador do curso de Direito, Edenilson Donizete Machado, destacou que a tecnologia abre novas expansões de mercado para quem estiver preparado.
“Temos resultados no MEC, exame de OAB, concursos em todo o país. Já somos o Univem. Este momento é para dizer que vivemos uma transformar que alcança os profissionais que estão no mercado, os alunos que buscam formação com excelência. E não é suficiente. Precisamos estar ligados à evolução, empreendedorismo, entender como a tecnologia muda a nossa vida e o mercado.”
A professora Daniela Marinho, que será a coordenadora do laboratório, lembrou seu início de carreira na área, com salas cheias de máquinas de datilografar, pesquisas em livros ou na experiência de outros profissionais e disse que a tecnologia quebrou barreiras nesse sentido mas oferece diariamente novos desafios aos profissionais.
Confira na galeria mais imagens do evento