Marília

Univem inicia pós com foco em empreendedores e emoção em homenagem

Univem inicia pós com foco em empreendedores e emoção em homenagem

Uma aula inaugural para unir cursos em diferentes áreas, como foco em empreendedorismo, fechada com um momento emocionante na homenagem ao ex-aluno Luiz Augusto Schiavon, falecido em dezembro. Começou assim, neste sábado, a temporada de pós-graduação do Univem, o Centro Universitário Eurípides de Marília.

O curso reuniu profissionais de direito, administração, TI e outras áreas com especialização oferecidas pelo Univem e que terão ao final dos cursos proposta de fechar a formação com um projeto de startup.


Pró-reitor de Pós-Gradução do Univem, Lafayette Pozzoli, na abertura do evento neste sábado

“É um momento em que a gente procura trazer informação a mais, falar do Univem, muitos não são ex-alunos do Univem e a gente busca de alguma maneira de alguma informação em torno do todo que está sendo feito na instituição”, conta o pró-reitor de Pós Graduação do Univem, Lafayette Pozzoli.

O pró-reitor explica que o Univem oferece uma formação modular, para uma sociedade em que as diferentes áreas atuam de forma conjunta. “Eles vão ter disciplinas específicas, individualizadas de suas áreas, mas sobretudo trabalhar conjuntamente.”

Lembrou que apesar da oferta cada vez mais comum de cursos de especialização, é importante ter a visão dos diferenciais. “O que nós buscamos agregar é um segundo fator, é o empreendedorismo, juntos podem pensar o que seria uma realidade para a sociedade.”

O empresário João Canhada, sócio de Guto Schiavon na Foxbit, fez uma palestra e lembrou a importância do ambiente da faculdade no desenvolvimento das ideias e empresas.

“Quando a ideia da Foxbit começou eu estava na faculdade, o Guto na faculdade e o processo de iniciar o negócio já começou com a gente pensando em pós. Muito importante a faculdade na construção desta via empreendedora. Criar negócio na faculdade permite ter tempo para errar, aprender e os professores que são os primeiros mentores.”

O professor Luiz Eduardo Zamai fez a primeira palestra do dia para orientar alunos sobre empreendedorismo. 
“A gente associa muito a abrir uma empresa, mas não é só para esse profissional. É possível colocar em prática sendo funcionário, oque a gente chama de intraempreendedorismo. A ideia é você criar inovação, atender necessidade do mercado, mas de uma maneira diferente.”

Ele diz que o empreendedorismo começa com muitas variáveis, mas duas principais: atitudes, o que possibilita qualquer pessoa ser empreendedor é tomar atitude, e é estudar.

Professores Leandsro Tenório, do IST; Luiz Eduardo Zamai e Paulo Rogério de Mello Cardoso

O professor Paulo Rogério de Mello Cardoso destacou que muitas vezes o aluno tem ideia bacana e não sabe como levar adiante. “Quando a gente fala das startups a pessoa associa à tecnologia, informática e não é, está aberto a qualquer hora. Estudos mostram que 60% dos jovens vão ter um emprego que ainda não foi criado. Onde está essa inovação? Eu acredito que seja da startup, novas empresas, novos negócios.”

Coordenador dos cursos de graduação no Instituto Superior de Tecnologia, Leandro Tenório, disse que a formação incentiva os alunos para essa educação continuada.

“Conforme aprendem sobre a área que escolheram, já vamos direcionando para a pós-graduação, porque os cursos do IST tem caráter mais tático, quando eles vêm para a pós já estão procurando novos cargos, novas funções ou nos casos de negócios próprios enxergar de forma mais estratégia seu mercado.”

HOMENAGEM

A homenagem ao empresário Luiz Augusto Schiavon levou familiares, amigos e a c ompanheira de Guto, Ariadne, para a abertura do curso. Familiares receberam flores em nome da instituição.

A família do empresário lembrou a paixão de Guto Schiavon por seu trabalho, a dedicação e o talento que ele colocava no trabalho. “A gente ficou feliz pela homenagem, realmente ele merecia. Começou aqui, quando ele ainda estava estudando. É difícil estar aqui, é muito recente, três meses. Realmente é o que ele merecia, por tudo o que ele fez com a idade que tinha. Nessa época o pessoal nem pensa em nada assim.”

João Canhada destacou a importância da homenagem e reconhecimento a Schiavon. “O Guto deixou um legado enorme, cara sensacional, brilhante, apesar da pouca idade. Chegamos a ter empresa com 86 funcionários, ele chegou a ter uma equipe com 30. Realmente deixa uma história impressionante.”

Para saber mais sobre a pós e a graduação do Univem acesse o site oficial do Centro Universitário.