A pandemia da COVID-19 está afetando a vida de toda a população, com o cancelamento de eventos, a recomendação é evitar aglomerações e o cancelamento de aulas. Neste contexto, a maioria das universidades e faculdades do Estado de São Paulo suspenderam suas aulas presenciais para evitar aglomerações e o contágio entre alunos e professores, seguindo recomendações do governo.
Esse cancelamento poderá afetar significativamente o calendário escolar, fazendo com que muitas instituições de ensino superior continuem as aulas deste ano de letivo de 2020 no próximo ano. Referência no uso de tecnologias na sala de aula, protagonista na Transformação Digital na educação e cumprindo seu papel de liderança na inovação no interior de São Paulo, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM passou, a partir do dia 18 de março, a oferecer aulas remotas e online de todas as disciplinas no mesmo horário e da mesma forma que aconteceria no contexto presencial, mas com professores e alunos interagindo por meio de tecnologias educacionais de última geração.
Desta forma, o UNIVEM passou a ser a única instituição que está mantendo todas as aulas de todos os cursos ocorrendo de forma integral, fazendo com que os alunos não percam nenhum conteúdo e possam discutir, interagir e aprender em suas casas. Para que isso acontecesse, a instituição, ao perceber a crise que estava chegando à nossa região, criou um Comitê de Riscos e Contingenciamento, com a participação da Pró-reitoria Acadêmica, da Pró-reitoria de Inovação e da Pró-reitoria Administrativa, por meio do Laboratório de Tecnologias para Educação e o Núcleo de Educação à Distância, preparou um plano que definiu que todas as atividades acadêmicas da graduação continuariam sendo oferecidas de forma “digital” e online.
O coordenador do Laboratório de Tecnologias para Educação do UNIVEM, Prof. Caio Saraiva Coneglian, destaca o investimento que a instituição tem realizado nesta área e que contribui para a agilidade no oferecimento das aulas num ambiente digital, online e remoto. “O UNIVEM é a única instituição da região que possui um núcleo focado em tecnologias educacionais, investindo e criando soluções para que os alunos e professores possam desfrutar no que há de mais moderno para a educação. Quando chegou essa pandemia do COVID-19, estávamos preparados para agir de forma rápida e possibilitar que os nossos alunos não fossem prejudicados, ficando em casa, sem ter aulas”, explica o Prof. Caio.
Outro importante aspecto da adoção de tecnologias para a educação é apontado pelo Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, o Prof. Dr. Elvis Fusco. “Vemos agora diversas instituições relatando a necessidade de se utilizar tecnologias educacionais para passar pela crise que está ocorrendo. É importante salientarmos que, por mais positivos que sejam estes comentários, o uso e a criação de tecnologias é um processo constante, que exige investimento. O que estamos fazendo no UNIVEM é fruto de um planejamento já existente a tempos, com tecnologias educacionais de ponta e metodologias inovadoras, que permitiu a instituição conseguir manter todas as atividades acadêmicas funcionando. Capacitamos os professores constantemente, tanto no que tange às tecnologias, quanto nos aspectos metodológicos e esse resultado é espetacular para os alunos”, frisou.
Professor do curso de Direito em aula ao vivo com a participação remota dos alunos
Destacando as tecnologias que estão sendo adotadas, o Coordenador do Núcleo de Educação a Distância do UNIVEM, Prof. Dr. Leonardo Botega, relata que a instituição “usa as melhores tecnologias que estão disponíveis, em especial, Google Classroom, Moodle, Google Meet, entre outras. Mas o aspecto mais importante do que está ocorrendo no UNIVEM está na resposta rápida e na cultura digital que o UNIVEM possui.
Ao contrário da dificuldade que outras tradicionais instituições estão encontrando neste momento, no UNIVEM, a reitoria, pró-reitorias e professores, alunos e colaboradores se engajaram num processo de Transformação Digital da educação, e com o treinamento constante, o uso de metodologias ativas e com o apoio e suporte às tecnologias, conseguimos tornas essas aulas remotas, um sucesso, com a validação de que os alunos estão aprendendo muito”.
Os alunos da graduação, maiores beneficiados por esta ação inovadora do UNIVEM, estão participando de forma integral das aulas online e aprovaram a iniciativa da instituição, em que os professores estão dando as aulas remotamente no mesmo horário do calendário das disciplinas. Luís Guilherme Cantos Sobral, aluno do 2º ano do curso de Ciência da Computação, destaca que todas as atividades que estavam sendo feitas presencialmente não foram paralisadas.
“Estamos tendo todas as aulas e atividades normalmente de forma síncrona com todos os professores conectados na plataforma online e podemos assistir as aulas e realizar as atividades acadêmicas em nossas casas, além disso, as aulas ao vivo ficam gravadas e podemos assisti-las novamente quando quisermos”, comemora Luís Guilherme.
Tecnologias Educacionais sendo utilizadas nas aulas online do UNIVEM
Bárbara Cheder Brene, aluna do 4º ano do curso de Direito, enfatiza que o UNIVEM tem oferecido uma formação diferenciada, ampliando o desenvolvimento de competências socioemocionais e digitais, relevantes para os profissionais do Século XXI. “Há tempos, o UNIVEM tem incluído em nosso dia-a-dia oportunidades de uma formação diferenciada com a utilização de metodologias e tecnologias educacionais que não encontramos nas instituições da região”, destaca a aluna do UNIVEM.