Um projeto para divulgar cultura francesa, inclusive com aulas do idioma, pode envolver pela primeira vez quatro instituições de ensino superior em Marília. O projeto foi discutido em encontro nesta terça-feira (26) com representantes da Unesp, Unimar, Faip e Fajopa.
A proposta é criar cursos nas instituições com um professor “leitor” de francês que atuará como intercambista. O projeto nasceu por iniciativa de um projeto do curso de Relações Internacionais da Unesp, os Embaixadores Universitários da França (EUF).
Em parceria com a Embaixada da França no Brasil, o projeto tende a divulgar a língua e a cultura francesa. Ainda não há informações sobre prazos, custos ou acesso dos estudantes ao projeto.
“O curso será destinado à comunidade acadêmica e tem por objetivo preparar os alunos para os exames oficiais e para a mobilidade internacional”, explicou Juan Orellana, membro do CARI e Embaixador Universitário da França. O projeto ainda prevê a divulgação da cultura francesa através de exibições cinematográficas, com o Cine Francês.