Marília

Vacina contra febre amarela atrai 5000 e imuniza 2.500

Vacina contra febre amarela atrai 5000 e imuniza 2.500

O primeiro dia de intensificação de vacinação contra a febre amarela em Marília registrou cerca de 2.500 pessoas foram imunizadas.  O programa especial de imunização será mantido até o dia 24. O Todas as unidades de saúde do município e distritos estão recebendo os munícipes das 7h às 17h.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Saúde mais de 5.000 pessoas compareceram nos postos de saúde e mais da metade dos interessados acabaram descartados.

“Recebemos a população e verificamos as carteiras de vacinação, muitos, não precisaram ou estavam em dia com a vacina, por isso, um número menor de vacinados dos comparecidos”, disse Kátia Ferraz Santana, secretária municipal da Saúde.

A vacina não deve ser aplicada em crianças menores de 6 meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra a febre amarela seja tomada duas vezes.

Renata Rodrigues Plácido dos Santos, responsável pelo Programa Municipal de Imunização falou da intenção da campanha.

“Esta Intensificação consiste em contemplar a população ainda não vacinada ou com esquema incompleto com a vacina da Febre Amarela através de ações de busca ativa e divulgação no seu território, principalmente nas áreas rurais e perirurais”, disse.

Durante todo o período de Intensificação, dois sábados, sendo os dias 11 e 18, os postos ficarão abertos das 07h às 13h.

A recomendação, para crianças, é aplicação de uma dose aos 9 meses e outra aos 4 anos. Para adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos. Para quem tem viagem marcada ao exterior, vale a regra da Organização Mundial da Saúde, que mudou há pouco tempo e agora só exige uma única dose pela vida toda.