Marília

Vacinação atinge 75% do público e terá campanha junto a pediatras

Vacinação atinge 75% do público e terá campanha junto a pediatras

A campanha de vacinação contra a poliomielite (conhecida como paralisa infantil) e o sarampo atingiu faixa de 75% de cobertura em Marília nesta quinta-feira e pretende ganhar reforço de pediatras ara chegar aos 95% preconizados pelo Ministério da Saúde.

O objetivo é que os especialistas envolvam famílias na faixa de crianças com idades em torno de um ano, que representam a faixa com menor índice de cobertura na faixa de 55%.

A Saúde vai iniciar envio de cartas aos pediatras da cidade, além de reforçar a divulgação em creches públicas e procurar as creches particulares da cidade.

A enfermeira Renata Plácido, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, acredita que dois fatores podem explicar a diferença na adesão, conforme a idade da criança.

“A Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Saúde, fez um trabalho muito forte nas escolas, informando e lembrando os pais desse compromisso. O fato é que muitas crianças entre um ano completo e menos de dois ainda não estão na escola”, acredita Renata.

Outro fator, afirma a enfermeira, é o fato da vacina contra pólio e a tríplice viral (rotina, calendário regular) terem sido aplicadas há poucos meses. Os pais e responsáveis podem acreditar que estão dispensados da campanha, mas não é bem assim.

“Esta campanha é um reforço. Por exemplo, se a criança já tomou a tríplice viral com um ano (primeira dose) e um ano e três meses (segunda dose), seguiu o calendário certinho, mas, mesmo assim, precisa ser imunizada neste reforço, caso tenha completado 30 dias da última”, explica.

Na dúvida, os pais devem levar as crianças com a caderneta de vacina e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Adultos que não foram imunizados na infância também podem tomar a tríplice viral: até os 29 anos (duas doses) e entre 30 e 49 anos (uma dose).