Marília

Vacinação contra meningite foca em adolescentes e profissionais da Educação

Vacinação contra meningite foca em adolescentes e profissionais da Educação

A campanha de vacinação contra a meningite tipo C (meningocócica C) em Marília vai atender jovens na faixa etária dos 15 aos 19 anos ainda não vacinados e os profissionais da Educação. 

Conforme explicou a enfermeira Juliana Bortoletto Gomes, responsável pela sala de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde e as aplicações vão ocorrer até 28 de fevereiro, ou até quando tiver vacinas nos estoques da rede de atenção básica da cidade.

“A Saúde priorizou os profissionais da Educação neste momento quando existem 3.000 doses disponíveis porque suas jornadas de trabalho envolvem locais onde há grande concentração de crianças e jovens”, afirmou a enfermeira Juliana Bortoletto Gomes. 

A meningite é uma doença bacteriana grave e, quando acomete o indivíduo, pode deixar sequelas comprometedoras, podendo, inclusive, evoluir o quadro a óbito.

A enfermeira destaca ainda que a dose da vacina meningocócica C é contraindicada a gestantes e não deve ser usada independemente da fase de gestação. 

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os profissionais da Educação que desejarem tomar a dose deverão apresentar um comprovante que trabalham na área de ensino, que pode ser um holerite mensal ou uma declaração de trabalho educacional.