Marília

Vacinação contra raiva começa neste sábado, veja locais da campanha

Vacinação contra raiva começa neste sábado, veja locais da campanha

Começa neste sábado (23) a 38ª Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos em Marília, que será dividia por regiões e aberta na zona norte. A imunização acontece em frente a unidades de saúde, diante de escolas e outros locais estratégicos definidos pela Secretaria Municipal da Saúde.

A Divisão de Zoonoses divulgou os locais de vacinação nesta primeira região (veja abaixo) e pede que os moradores colaborem, levando os animais de estimação das 09h às 17h, nas datas respectivas.

A meta é imunizar pelo menos 80% dos cães e gatos da população estimada da cidade, dos distritos e zona rural. O trabalho será realizado somente aos sábados, até o 21 de outubro. O objetivo é elevar a cobertura vacinal no município e manter a cidade protegida contra a raiva.

Neste sábado, a vacina será aplicada em 13 locais diferentes na zona norte. Nos bairros mais populosos, foram definidos dois locais. É o caso do Santa Antonieta, por exemplo, onde haverá imunização em frente a UBS Santa Antonieta e em frente ao Ceasa.

Escolas, praças, igrejas e outros locais de grande circulação são pontos de referência para a população. O objetivo, conforme explica a secretária municipal de Saúde, é promover maior conveniência aos moradores, para potencializar os resultados da campanha.

“A vacinação é uma medida muito eficaz na prevenção à raiva. Por isso estamos fazendo um grande chamamento e mobilizando a estrutura da secretaria da Saúde, de acordo com a programação. É uma segurança a mais para o animalzinho, mas também para as pessoas”, disse Kátia.

Alunos do curso de graduação em Veterinária, da Universidade de Marília (Unimar), também participam da campanha da vacina antirrábica. O procedimento é rápido, não precisa de segunda dose e o animal só voltará a ser imunizado contra a raiva na próxima campanha.

Após a zona norte, serão imunizados cães e gatos nas zonas leste/oeste (30/09), sul (07/10) e distritos (21/10). A etapa rural contará ainda com equipes que percorrerão as propriedades, visando ampliar a segurança contra a raiva, após atendimento aos distritos.

O veterinário Lupércio Garrido, que integra a equipe da Divisão de Zoonoses, lembra que a estimativa atual é um cão para cada quatro habitantes. Em relação aos gatos, estima-se em um felino para cada 15 moradores. Com base nessa proporção, Marília tem hoje cerca de 74,4 mil animais.