
O programa de vacinação de idosos contra Covid-19 em Marília registra longa fila de carros da zona leste da cidade com até 5km de extensão na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. As doses para pacientes com mais de 77 anos acabaram por volta das 10h.
O atendimento é feito na Comunidade Ágape, ao lado do bosque municipal, e a imunização prevê atender pessoas acima dos 85 anos para segunda dose e idosos a partir de 77 anos para a primeira dose, mas neste caso eram limitadas as vacinas: 250.
O limite havia sido divulgado com o anúncio da nova fase. A distribuição acompanha a chegada de doses na cidade. Pessoas que aguardavam a vez no final da fila foram avisados, mas muitos reagiram irritados.
Segundo a Secretaria da Saúde, uma equipe monitorou o número de pessoas para evitar que idosos ficassem à toa nas filas. Profissionais abordam os veículos na fila para contagem. Mas a espera começou cedo e muita gente ficou longo período para ir embora sem a vacina.
A limitação das doses é provocada pela baixa quantidade de doses repassadas pelo governo do Estado. Sem vacinas suficientes não foi possível organizar atendimento nas unidades de saúde porque haveria poucas doses por postos.
No sábado, dia 6, está prevista mais uma ação de Drive Thru, para as mesmas faixas etárias do dia 3, ou seja, idosos com 77 anos e mais (primeira dose) e idosos com 85 anos e mais (segunda dose).
Também no sábado, dia 6, será a vacinação da segunda dose contra a Covid para os profissionais da saúde, das 8h às 14h, na APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas), que fica na avenida das Esmeraldas, 1.001.