A empresa Sindplus Card – vencedora do processo de licitação para gerenciar o cartão alimentação dos servidores municipais – deve apresnetar nos próximos dias uma uma nova proposta comercial para tentar atrair grandes redes supermercadistas de Marília. As principais lojas da cidade não aderiram ao plano e o cartão, que já tem valor baixo – R$ 125 – perdeu ainda mais poder de compra.
A informação sobre a nova proposta foi divulgada agora há pouco pela Prefeitura de Marília em nota que faz defesa da empresa e dos acordos para o cartão, que vem recebendo muitas críticas de servidores. “A adesão é facultativa e que a Prefeitura não pode interferir nos acordos comerciais entre as partes envolvidas”, diz o secretário municipal de Planejamento, Rodrigo Zotti.
Ainda segundo a nota, a Prefeitura de Marília atendeu um pedido do Sindimmar (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília) e substituiu a entrega mensal da cesta básica pelo uso do cartão.
Segundo a nota da prefeitura, a escolha da empresa foi um processo avaliado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e contou com o aval da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) e da Apas (Associação Paulista dos Supermercadistas). Nenhuma das entidades divulgou posição formal sobre a ausência dos grandes estabelecimentos no contrato para adesão ao cartão.
“A empresa vencedora do certame vem cumprindo todas as exigências jurídicas e não possui questionamentos técnicos ou fiscais para a execução do serviço”, diz o secretário Zotti na nota oficial.
Zotti admitiu que a prefeitura pode tomar medidas legais para garantir atendimento aos servidor, especialmente nos casos de empresas que assinem o convênio mas não aceitem o cartão. “O funcionário público que tiver a recusa do seu cartão ou algum outro empecilho técnico poderá registrar a denúncia no sindicato da categoria ou protocolar esta solicitação na Prefeitura. Vamos continuar monitorando o gerenciamento do serviço e, se necessário, adotaremos medidas legais para garantir o melhor atendimento para o servidor.”