Eleitores em todo o país escolhem neste domingo novos conselheiros tutelares responsáveis pelo atendimento a crianças e adolescentes em situações de risco, violência, maus-tratos, abandono ou envolvimento em crimes. Em Marília a votação acontece em duas escolas e o eleitor pode escolher até dez nomes entre os 234 candidatos.
Os conselheiros têm mandato de três anos, recebem RF$ 3.003,00 por mês e trabalham com sistema de plantões e atendimento noturno, sábados, domingos e feriados. São chamados e podem intervir em diferentes situações, especialmente com visitas e acompanhamento de famílias.
Marília tem dois conselhos, um para cada grupo de cem mil moradores. Cada grupo conta com um carro e os dois usam atualmente a mesma sede na avenida Pedro de Toledo, próximo à rua Bahia.
A eleição encerra um longo processo de seleção, eliminação e divulgação dos candidatos. A lista inicial provocou uma prova objetiva que excluiu alguns dos inscritos e a votação popular define neste domingo os eleitos.
Podem votar todos os eleitores cadastrados na cidade, que devem levar título eleitoral às seções de votação. Eleitores da 70ª zona eleitoral votam na escola Gabriel Monteiro da Silva, na avenida Sampaio Vidal. Eleitores da 400ª zona eleitoral votam na escola Amilcare Mattei, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
O Conselho Municipal da Criança, responsável por organizar a eleição, divulgou neste sábado os modelos das cédulas – são seis folhas – que serão usadas na votação. Confira abaixo as cédulas como foram divulgadas neste sábado pelo Conselho Municipal, identifique seus candidatos e vá votar.