Marília

Venda da Dori tem repercussão internacional, projeção bilionária e ‘gigantes’ de olho na cidade

Venda da Dori tem repercussão internacional, projeção bilionária e ‘gigantes’ de olho na cidade

O anúncio de um acordo para a venda da Dori Alimentos ao grupo americano Ferrara Company, sócio do grupo Ferrero, mais conhecido do público no país, provocou repercussão internacional e mostra projeções sobre acordo de quase R$ 2 bilhões e uma venda que colou a cidade no radar de gigantes do setor.

Além dos principais veículos de comunicação no Brasil, o acordo para venda – a ser concretizado até final do ano – repercutir em publicações dos Estados Unidos, Europa, América Latina e África.

O caso ganhou visibilidade agências de notícias como a Reuters, portais de associações e especialistas em negócios e alimentos. Está também no portal da Forbes.

O valor bilionário do negócio, que não foi divulgado pelas empresas, circulou em publicações que vão de especializados, como o Pipeline e Valor, ligados ao grupo Globo, a uma agência especializada em notícias de alimentos na Europa, que aponta contrato na faixa de 380 milhões de Euros.

As empresas não divulgaram detalhes dos pagamentos e não há informações sobre o prazo ou a forma em que os valores serão integralizados.

As publicações mostram que o encaminhamento da venda da Dori mobilizou gigantes, como a Mondelez, Hershey’s e Mars. Os textos mostram também que a busca pelo acordo avançou logo após o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovar a aquisição da marca Garoto pela Nestlé.

A transferência da marca mariliense – fundada em 1967, como empresa de perfil familar – para uma multinacional foi comemorar na prefeitura. Em comunicado oficial, o prefeito Daniel Alonso “enaltece a chegada do grupo norte-americano Ferrara Candy” e faz uma mensagem de agradecimento “por acreditarem em nossa gente e em nossos profissionais””

As análises sobre a venda também destacam os importantes números da Dori, especialmente no varejo, setor em que a empresa tem seu maior volume de vendas.

O segmento representou R$ 163 milhões na receita líquida da Dori no primeiro trimestre do ano, mais que a soma dos valores de receita do atacado, exportações e parceiros B2B no período.

“A Dori combina com a Ferrara, com um portfólio complementar de doces, uma herança semelhante e uma cultura baseada em valores”, explica Marco Capurso, CEO da Ferrara.

O relatório dos resultados mostra ainda que o Varejo cresceu 8% e manteve maior volume na Dori apesar da evolução em outros setores, como 17% do atacado. Os números do segundo trimestre já foram aprovados pelo Conselho de Administração, mas ainda não foram apresentados.

“Temos uma profunda admiração pelos produtos da Dori e sua extraordinária equipe. Estamos animados para entrar no mercado brasileiro em rápido crescimento e criar oportunidades para ambas, Dori e Ferrara”, afirma Capurso.