Marília

Vereador quer convocar secretário para explicar crise com obra de esgoto

Obra do esgoto parada em imagem divulgada pelo vereador – Reprodução
Obra do esgoto parada em imagem divulgada pelo vereador – Reprodução

A Câmara de Marília vota na próxima segunda-feira requerimento do vereador Cícero do Ceasa (PT) para que o secretário municipal da Economia e Planejamento, Rodrigo Zotti, Sérgio Moretti, seja convocado a uma audiência para explicar o atraso nos pagamentos e a paralisação da obra de tratamento do esgoto de Marília, apresentada pela administração como a obra do século.

A obra está parada há mais de um mês e segundo documentos e informações obtidas pelo vereador a prefeitura deve pelo menos R$ 10 milhões para a empreiteira OAS, contratada em abril de 2013 para realizar os serviços.

Ainda segundo dados do vereador, os repasses do governo federal, feitos pela Caixa Econômica Federal, estão todos dentro do prazo e não haveria justificativa para paralisação do projeto.

“É deprimente o atual estado desta obra – tanto no que tarta o erário como a questão ambiental-. Isso sem falar no aspecto social, pois há vários chefes de família que ficaram sem prego”, diz o vereador no requerimento.

Além dos atrasos e paralisação, a obra pode sofrer com problemas enfrentados pela própria empresa, que entrou em fase de recuperação judicial, especialmente em função de perda de receita após ser envolvida nas investigações da operação Lava Jato.

A obra de tratamento do esgoto prevê a implantação dos emissários de coleta e de estações para tratar água dos três principais córregos em torno da cidade e que recebem todo despejo de esgoto de Marília.

Boa parte do esgoto acaba no rio do peixe, poucos quilômetros antes do ponto onde o Daem faz captação de água para a cidade.