Já ouviu música de Moraes Moreira em violas? E se for a música que o famoso cantor compôs em Marília? O projeto Escola Viola divulgou um vídeo com a interpretação de “Mulher e Cidade Marília” para celebrar os 88 anos de Marília, que serão comemorados na terça-feira, dia 4.
O vídeo inclui trechos tocados em modo de orquestra pelos alunos do projeto, formado por crianças, adolescentes e adultos.
A interpretação principal é feita pelos músicos Raul Cardoso e Gilberto Moraes, dois profissionais fãs de viola que começaram a tocar juntos, criaram o projeto e a dupla Raul Viola e Gil do Vale.
O Escola Viola é uma iniciativa dos Rotary Clubes de Marília 4 de Abril e Marília de Dirceu. Fornece violas, os professores e espaços para as aulas.
Começou como uma iniciativa para oferecer ensino de música a crianças em comunidades carentes. Mas os organizadores foram surpreendidos pelo grande número de candidatos de diversas idades.
O vídeo inclui diferentes imagens de Marília e a interpretação dos dois cantores em estúdio. Em alguns momentos entram imagens de apresentações do projeto, com todos em coro.
A música um sucesso nacional do baiano Moraes Moreira, foi escrita quando ele estava em Marília para um show.
Moraes teria se inspirado durante encontro com amigos, estudantes, ativistas culturais e músicos no bar Bambu, na praça Saturnino de Brito, de onde via a inscrição “Símbolo de Amor e Liberdade” no prédio do Paço Municipal.
O slogan da cidade, assim como a sua definição de “cidade moça” entraram na letra e na história.
Agora também ao ritmo das violas. Confira abaixo o vídeo em homenagem a Marília.
[movie_id#370]