A Defesa Civil reforçou os alertas para queda de temperaturas no Estado de São Paulo a partir deste domingo, dia 12, e prevê mínima na faixa entre 6º e 8º em Marília e região.
O órgão faz um alerta especial sobre cuidados com idosos e crianças, especialmente em casos de problemas respiratórios. Mostra previsão para diferentes regiões do Estado (veja vídeo no final do texto).
A mudança é resultado de uma massa de ar polar que segue na retaguarda de uma frente fria já em deslocamento para o litoral. O tempo no domingo deve ficar aberto e claro mas com queda das temperaturas.
O Instituto de Pesquisas meteorológicas da Unesp de Bauru informa que a massa traz ar seco e frio, que deixa céu claro a parcialmente nublado e com temperaturas baixas em contínuo declínio.
“Entre a segunda-feira (13) e a terça-feira (14), apesar do tempo firme, o frio será mais intenso, mas não há expectativa para que os recordes de maio sejam batidos”, diz a Climatempo.
Além de temperaturas bastante baixas, que vão ficar abaixo de 0°C nos estados da Região Sul, essa onda de frio também deve causar geada em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e do Sul de Minas Gerais.
Os três estados da Região Sul vão ter geada, de forma ampla e que poderá ser moderada a forte em várias regiões, nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho de 2022. No sul do estado de São Paulo, há condições para geada nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho de 2022. A geada deve ocorrer com fraca a moderada intensidade.
O frio mais intenso será observado sobre a Região Sul do Brasil, onde os efeitos desta massa polar serão mais fortes do que aqueles observados em meados de maio.
Veja abaixo o vídeo da Defesa Civil