A Defesa Civil do Estado de São Paulo reforçou o alerta para queda brusca de temperatura e divulgou previsão de mínima entre 1º e 3º na região de Marília nos próximos dias.
A projeção vale também para regiões de Araçatuba, Bauru, ribeirão, Franca e Serra da Mantiqueira. Os avisos sobre a onda de frio começaram na semana passada em mensagens do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e plataformas como a Climatempo.
“Pedimos especial atenção para a população mais vulnerável, como pessoas idosas e crianças. E também para pessoas em situação de rua”, diz o alerta da defesa Civil.
Um gráfico do Inmet indica que a cidade registrou mínima de 7º nesta terça com sensação térmica de 5,6º pela manhã. A quarta-feira deve ser ainda mais fria.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp em Bauru aponta que a massa de ar seco frio provoca tempo estável sem chuva e baixas temperaturas na quarta-feira, com p Previsão de geadas, principalmente em regiões de baixadas e serranas do Estado.
A previsão indica formação de geada no centro-norte do Paraná, em São Paulo, especialmente na Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, no Triângulo Mineiro, no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.
CICLONE NO SUL
Um ciclone extratropical que já é observado sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, deve se intensificar nesta terça, 17 de maio, e se transformar em uma tempestade subtropical.
A Marinha prevê o desenvolvimento de um ciclone subtropical a cerca de 900 km do litoral do Rio Grande do Sul. O sistema será batizado de Yakecan e será o décimo quinto sistema meteorológico relevante que se forma em águas oceânicas brasileiras e a receber um nome