
A fiscalização da Vigilância Sanitária de Marília deve promover rondas especiais para acompanhar movimentação de consumidores em supermercados da cidade nesta quarta e quinta-feira, dias de tradicional pico de consumo para Natal.
O objetivo é acompanhar cumprimento de protocolos e orientar a população para evitar situações de aglomeração, postura de prevenção em filas e outras condutas. Segundo o supervisor da Vigilância, Luciano Vilella, as empresas já oram orientadas sobre os protocolos, limites de capacidade, exigência de máscara.
Como há limites de acesso aos estabelecimentos, a preocupação é com aglomerações ou filas nas lojas.
“A gente já mantém monitoramento dos estabelecimentos. Estão todos notificados, sabendo de todos os protocolos de como deve funcionar. Mas é momento de muito bom senso. O que está acontecendo é que não há colaboração da população”, disse Vilela.
O supervisor afirmou que há também programa normal de acompanhamento no comércio e um sistema já definido com a Associação Comercial e Emdurb fechar trânsito em pontos da São Luiz caso movimento exija mais espaço para consumidores.
“Esse procedimento está muito dinâmico, se apertar fecha, melhorou abre. É muito simples o processo para isso”, disse.
DIAS VERMELHOS
Vilela ressaltou ainda sistema de controle para os dias 25, 26 e 27, quando todo o Estado entra na fase vermelha de quarentena e só serviços essenciais funcionam.
“Vamos ter plantões, sistemas de rondas. Caso encontrem irregularidades os fiscais adotam as medidas e podem inclusive fazer autuações a serem enviadas por aviso com registro de recebimento.
Na tarde e noite da terça-feira os fiscais já percorreram estabelecimentos orientando sobre as novas regras. Foram também ao bar da avenida Sampaio Vidal que havia sido interditado após uma festa no domingo. A interdição, de 48 horas, terminou na noite da terça e o bar foi reaberto.
“Todos os comerciantes estão cientes. Teremos nos três dias sistemas de plantão de fiscais, rondas. Quem estiver aberto será notificado”, afirmou. A Vigilância disponibiliza ainda canais de contato para denúncias de moradores:
– Por telefone
0800 77 66 111
99725-4072 Celular
– Por Whatsapp
99799-6361
– Por email
[email protected]