Marília e São Paulo - O prefeito Vinícius Almeida Camarinha, 45 anos, tomou posse nesta quarta-feira e previu ‘uma guerra’ contra o que chamou de ‘descaso com a saúde e educação” e dívida bilionária.
A posse envolveu dois diferentes compromissos oficiais. Primeiro, no gabinete da Prefeitura, recebeu o cargo do ex-prefeito Daniel Alonso, que cumpriu dois mandatos.
Depois foi à Câmara acompanhar a posse de vereadores e ser empossado com juramento oficial para os compromissos do cargo.
Fez seu primeiro pronunciamento como prefeito com pouco mais de 11 minutos, que usou principalmente para agradecimentos. E em tratamento rápido aos desafios disse que a cidade vai enfrentar uma guerra.
“Enfrentaremos uma guerra contra os problemas que afligem nossa população. Vamos combater as desigualdades, descaso com saúde, educação, além de enfrentar dívida bilionária.
Anunciou previsões positivos como a ampliação de áreas verdes e parques, prometeu presença em bairros e comunidades, além de participação popular na gestão.
União com a Câmara
Defendeu a união com vereadores de todos os partidos para propostas da cidade e disse estar aberto às boas iniciativas da Câmara.
Cumprimentou autoridades policiais e manifestou desejo de ter “em breve” um comando da Polícia na cidade. Atualmente tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil, ambas forças estaduais, seguem comando de Bauru.
“Queremos que Marília seja um exemplo de inovação e sustentabilidade e que cada um tenha orgulho de viver aqui.”
Durante o pronunciamento alternou momentos com a filha, Angelina, e o filho, Vicenzo, no colo. Agradeceu à esposa, a médica Beatriz, e à mãe, Paula Almeida. Anunciou que as duas vão atuar juntas no Fundo Social.
Disse ainda que a cidade é “cheia de potencial, com história rica e futuro promissor”. Deixou a Câmara para fazer no Teatro Municipal a posse dos secretários
Vida pública
Vinícius Camarinha inicia seu segundo mandato como prefeito. Já comandou a cidade entre 2013 e 2016. Tentou reeleição mas perdeu para Daniel Alonso.
Começou a vida polícia ainda muito jovem como deputado estadual. No pronunciamento, agradeceu ao pai, Abelardo Camarinha, ex-prefeito e ex-deputado, por abrir as portas para a vida pública.
Venceu cinco eleições para a Assembleia Legislativa. Deixou seu quinto mandato para assumir a prefeitura. Recebeu 62.050 votos.