Marília

Visita de Skaf tem convênios, homenagens e previsões de futuro após 17 anos na Fiesp

Visita de Skaf tem convênios, homenagens e previsões de futuro após 17 anos na Fiesp

O empresário Paulo Skaf fez nesta terça-feira o que deve ser sua última viagem a Marília como presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do sistema Sesi-Senai. Assinou convênios, ganhou homenagens, anunciou novos investimentos e falou sobre projetos para 2022: nada definido, mas diz que “serviria mais ao país como senador”.

Skaf visitou as unidades de Garça e Marília, recebeu homenagens de estudantes, dirigentes do sistema e funcionários. Posou para fotos, percorreu a estrutura e gastou elogios às equipes, especialmente da cozinha em meio a um pronunciamento em que destacou a atuação do Sesi e Senai durante a epidemia.

Citou medidas como sistema de ensino online, repasse de computadores a alunos, serviços do Senai na produção de máscaras, reforma de respiradores e arrecadação de cilindros para garantir abastecimento de oxigênio em um dos momentos mais preocupantes da epidemia.

“Mas uma atitude muito especial: em abril e maio a situação se agravou e havia pessoas morrendo de fome. Chamamos nossa equipe de cozinhas e nutricionistas e produzirmos o máximo de capacidade. Em 15 dias o Sesi produziu e distribuiu 1 milhão de refeições. Não devo voltar como presidente do Sesi, mas não posso passar sem agradecer a essas equipes”, disse antes de apresentar e homenagear a equipe da cozinha na cidade.

Um vídeo produzido por dois alunos – João Pedro Lourenço de Sicco e Maria Giulia Lopes Teixeira – lembrou a história pessoal de Skaf e sua atuação à frente do sistema Fiesp -.

Um dos projetos, embora simples, chamou a atenção em vários momentos: programa de adoção de mascotes, cães adotados pelas escolas. Marília tem um, Jorge. Skaf incentivou a adotar pelo menos mais dois.

2022

Skaf disse que o ano e final de mandato ainda envolve uma agenda muito grande de compromissos e que não definiu projetos para 2022, especialmente em relação à campanha eleitoral. “A partir do primeiro trimestre vou resolver, vamos ver o que o destino traçou pra mim.”

Mas afirmou que em sua avaliação pessoal poderia atuar mais pelo Brasil em um eventual mandato como senador.

“Sempre pensei no país. Enxergo que posso ser mais útil para o Brasil como senador que como governador, por mais importante que seja o Estado. Senador tem uma preocupação macro, com o país. Creio e se tiver oportunidade de ser senador possa contribuir mais. Agora, tá longe de uma definição.”

Disse ainda que a perspectiva para a Indústria é boa mas que a inflação é uma preocupação. Afirmou que essa situação é uma situação mundial. “Aqui um pouco mais agravada pelo ajuste cambial e este ajuste agravou a inflação. Mas espero que no ano que vem caia pela metade” e previu acomodação da economia para 2022.

CONVÊNIOS

Os convênios representam suporte para pouco mais de 700 estudantes envolvidos em programa de esportes. Em Marília o programa Atleta do Futuro vai atender 240 alunos nas modalidades futebol e atletismo. O Sesi oferece uniforme, programa e atua com estrutura própria ou em parceria com as prefeituras.

O prefeito Daniel Alonso disse que o convênio é um investimento importante e que a prefeitura depende de parcerias como esta para garantir inovação e ampliação de serviços.

“Através da Fiesp/Ciesp com investimento no empreendedorismo, da escola e espaços cultural, artístico e esportivo do Sesi e da formação de profissionais no Senai. Temos que parabenizar e agradecer aos investimentos e visita.”

Disse ainda que a assinatura dos convênios e parcerias mostra credibilidade e bom relacionamento. “Até porque o sistema S tem recursos próprios. Se propõe e se envolve nas parcerias é porque ambos se enxergam e se respeitam mutuamente.”

Os convênios beneficiaram ainda cidades da região, como Paraguaçu e Lupércio. Prefeitos e representantes de outras cidades próximas – como Tupã, Oscar Bressane, Guaimbê e Herculândia – também participaram.

Skaf participou ainda da apresentação dos novos conselheiros consultivos do Senai, que atuam no suporte à gestão da Unidade: Receberam certificados de posse os conselheiros Marlene Campos Souza; Jose Aparecido da Silva Queiroz; Danilo Pierote Silva; Aparecida Takae Yamauchi, Celso Balbo; Diego Silvério dos Santos e Jorge Arrotheia Júnior.

O evento anunciou ainda a previsão de investimentos de até R$ 9 milhões na cidade nos próximos anos e lembrou medidas como ampliação da estrutura, reformas gerais, ampliação e modernização da academia em outros espaços. Veja abaixo mais fotos do encontro.