Marília

Vizinhos reclamam de mau cheiro do esgoto em fábrica de Marília

Vizinhos reclamam de mau cheiro do esgoto em fábrica de Marília

A estação de tratamento de esgoto montada pela Coca-Cola na zona sul de Marília voltou a provocar queixas de vizinhos e deve levar a uma vistoria da Cetesb para análise das condições do sistema.

A fábrica usa sistema próprio de tratamento para esgoto produzido com limpeza de embalagens, equipamentos e áreas do prédio, além do esgoto comum produzido nos banheiros e pias da unidade.

Mas problemas com mau cheiro já provocaram outras queixas à Cetesb e em alguns casos foram sentidos a quase 600 metros de distância da empresa.

Nesta semana a empresa voltou a registrar situações de mau cheiro, que é mais grave para moradores em chácaras e um bairro próximo, mas que em algumas situações atravessa a rodovia e chega a condomínios na região da avenida das Esmeraldas.

A empresa usa um modelo de tratamento com bactérias que destroem o esgoto e material orgânico. Quando o sistema funciona bem, não há mau cheiro.

A Coca-Cola mantém até sistema de eliminação de gases produzidos pelo esgoto. Da estrada é possível ver o sistema com chama acesa de forma permanente.

Mas as oscilações no controle das bactérias podem ser a causa do mau cheiro que os vizinhos denunciam, geralmente no final da tarde. Quando as queixas são formalizadas na Cetesb, a companhia agenda vistorias e pode provocar autuações para a empresa.

O Giro entrou em contato com a assessoria de comunicação da Coca-Cola e aguarda manifestação oficial da empresa sobre o caso.