Os voluntários do Sicoe, um grupo que se tornou referência em suporte a resgastes e eventos de público em Marília, transformou buracos em canteiros nas ruas da cidade para denunciar o abandono em muitos bairros da cidade.
A ação integra projeto de redução de acidentes e protesto contra o excesso de buracos em rua, um perigoso para motoristas e motociclistas, além de uma situação comum de abandono de ruas, sujeira e riscos para a saúde em toda a cidade.
O projeto começou com depósito de terra em alguns buracos. A medida é paliativa, mas enquanto a terra suportar a chuva e movimento, caem os riscos de acidente.
O plantio das flores, que começou nesta final de semana, é uma forma de cobrir os buracos, alertar quem passa e indicar pontos que aguardam serviços de recuperação.
A Codemar, companhia de capital misto controlada pela prefeitura e responsável pelos contratos de recuperação de asfalto na cidade, enfrenta fase final de reestruturação após longo período de crise, mas tem muitas dificuldades em atender a demanda.
A companhia anuncia recordes em operações tapa buracos, mas novos buracos em ruas de asfalto antigo, obras em residência que provocam buracos e a volta o problema em avenidas que deveriam ser recapeadas produzem novos problemas de forma acelerada.