Como tudo vira piada no país, até a briga entre eleitores do Aécio e da Dilma caiu na graça do eleitorado. Brigar por causa dos candidatos é mesmo coisa de picadeiro. Não pelas pessoas que estão brigando, embora muitas deles sejam uns palhaços mesmo – mas porque nenhum dos dois vale a pena.

Ficam os dois lados trocando ofensas, mentiras e verdades como se Dilma ou Aécio fossem os salvadores da pátria. A culpa disso tudo é do Walt Disney, que há 70 anos entope a cabeça as crianças de promessas sobre a chegada de um herói. O herói não vem. Não tem herói pra vir. A briga não é de mocinhos.

E as redes sociais tornaram-se ricas em donos da verdade que dominam – ou compartilham a sabedoria  de quem tem a prova final de que um ou outro é a reencarnação do capeta e o outro – ou o um – é o enviado divino a livrar-nós do mal, amém. E aí dá briga.

A coisa mais fácil é encontrar um amigo que vota no outro candidato e te chamou de burro nas redes sociais.Quando uma ofensa dessas aparece, você tem pelo menos quatro opções (sim, a vida vai muito além de curtir ou não curtir). Você pode responder de forma educada. Você pode ofender o autor, suas gerações futuras e passadas e você pode bloquear o distinto ou fingir que nem viu. Em 66% das opções você deixou de interagir com um amigo.  Opa, mas eu disse quatro respostas e só apresentei três, calma leia mais que o post continua.

Por causa da Dilma ou do Aécio? Siiiim, porque não é pelo Brasil que você está brigando. Para brigar pelo Brasil você tem que ser crítico da Dilma e do Aécio e de todos seus amigos, parceiros e quetais. Para cuidar do Brasil você tem que vigiar qualquer governo. Até aquele em que você vota.

E os grupos de Dilma e Aécio são ricos nesta história.

O PT é fácil lembrar. Os petistas empolgados quase bateram no Sarney e bateram ou apanharam para tirar o Collor do Planalto – só para citar os dois casos mais famosos. E onde e que estão Collor, Sarney e PT? Tá todo mundo junto.

O tucanos, que disputaram o apoio de Collor/Sarney e até de petistas por aí fizeram o mesmo. O PSDB surgiu para abrigar quem ficou sem espaço no PMDB e quando foi governo teve o mesmos amigos. Aliás, quando o PSDB era governo, o PFL era poder. PFL que foi PDS, que foi ditadura e que virou DEM, do Arruda e tantos outros escândalos.

Cadê o bonzinho? Cadê o herói?

É por essa gente que você está perdendo amigos nas redes sociais e nas ruas? Você está é perdendo tempo. E tomando tempo alheio com os lamentos. O que nos dá a quarta opção a cada ofensa na rede social: faça como meu amigo, o jornalista e advogado Henrique Neves, ignore a publicação e divulgue uma receita, talvez de bolo, talvez de pizza, coisas assim, que a gente ainda pode dividir.