Marília

Vulneráveis - Índice mostra risco de municípios para Covid, compare cidades

Vulneráveis - Índice mostra risco de municípios para Covid, compare cidades

Um levantamento do Instituto Votorantin sobre v vulnerabilidade de municípios em todo o país em relação ao coronavírus mostra Marília com um dos menores índices do Estado mas ainda assim em um quadro de preocupação para todas as cidades.

O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) avalia 18 fatores em cinco quesitos que envolvem população vulnerável – como idosos ou dependentes de programas sociais oficiais, dados da economia, estrutura de saúde e capacidade fiscal.

Atribui valores de zero a cem para o grau de vulnerabilidade e considera Marília com índice de 45,93. É menor que o de Bauru (51,55) e Presidente Prudente (48,7), por exemplo, e maior de cidades com maior impacto da epidemia, como Rio Preto (39,48).

Mostra, por exemplo, que Marília tem 17,45% da população na faixa de risco por idade contra 16,63% de Bauru e 17,19% de Prudente, mas um número menor de pessoas dependentes dos programas sociais do Cadastro único, com 18,94% contra 21,48% e 19,09% de Bauru e Prudente, respectivamente.

Também aponta indicadores de saúde, como maior número de leitos por mil habitantes e maior índice de população coberta pela rede básica de saúde, além de menor índice de óbitos por número de habitantes.

Um mapa produzido a partir do cálculo define cinco faixas para as notas, em que os melhores ficam abaixo de 35, entre 35 e 45, entre 45 e 55, 55 a 65 e acima de 65.

O quadro mostra equilíbrio em todo o Estado, com a maior parte dos municípios na faixa intermediária em que está Marília. Há poucos casos isolados em situação de alto risco no Estado.

“O Índice foi elaborado com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. A consulta e utilização do IVM é disponibilizada gratuitamente para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia”, diz o instituto, criado em 2002 pelo conglomerado de empresas ligadas ao grupo Votorantim.

O sistema do IVM permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.

Veja abaixo dados comparativos de alguns municípios ou acesse a íntegra da publicação na internet.