População de pelo menos 14 mil pessoas, residentes em duas áreas da zona norte de Marília, serão impactadas por investimentos na saúde. A Prefeitura de Marília inicia neste mês a construção de duas novas USFs (Unidade Saúde da Família). Uma delas será implantada em área anexa ao bairro Maracá e vai atender todos os novos bairros daquela região, ao lado do Distrito de Padre Nóbrega. A outra no bairro Palmital. Contratos com as construtoras vencedoras das licitações foram assinados nesta terça-feira (10).
As obras atendem reivindicação dos moradores e estão entre as prioridades da pasta, que já assinou outros três contratos este ano, para iniciar reforma ou retomar construções que foram paralisadas entre 2015 e 2016.
Com a assinatura pelos secretários André Luiz Ferioli (Obras Públicas) e Kátia Ferraz Santana (Saúde), os dois novos contratos seguem para registro, publicação e posterior ordem de serviço, com prazo de cinco dias para as construtoras iniciarem os trabalhos.
Com orçamento de R$ 1.019.047,64 o prédio da USF Maracá, que atenderá também os bairros Montana e Montana 2, além de futuros investimentos, será construído no modelo Porte III do Ministério da Saúde, onde atuarão três equipes do Programa Saúde da Família, atendendo, somadas, a uma população estimada em 10,5 mil pessoas.
O prazo para construção é de 12 meses, a partir da expedição da Ordem de Serviço, o que deve acontecer nos próximos dias. A execução será da Construtora Aquarius.
“Não é apenas uma grande conquista para a população daquela região, mas um direito, que está sendo assegurado pelo SUS através do Ministério da Saúde e da equipe técnica da Prefeitura, em um esforço que envolve várias pastas”, disse Kátia.
A empresa responsável pela construção da USF Palmital será a Construtora Cavibá. A obra está orçada em R$ 884.762,36 e está classificada como Porte I, com capacidade para uma equipe completa de Saúde da Família, para atendimento de cerca de 3,5 mil pessoas.
A USF já está instalada, mas atualmente ocupa um imóvel alugado e adaptado na rua Bartholomé Lopes Vilharrubia, 397. Com a nova construção, em terreno público localizado na mesma rua, aumentam o conforto e a segurança para usuários e profissionais de saúde.