Marília

Zona norte terá nebulização contra mosquito da dengue em residências

Zona norte terá nebulização contra mosquito da dengue em residências

Marília recebeu nesta quarta-feira, dia 3, carga de inseticida Cielo ULV para a eliminação do mosquito Aedes aegypti e a divisão de Vigilância Ambiental/Zoonoses anunciou uma nova ação de nebulização de inseticida em endereços da zona norte nesta quinta-feira, dia 4.

A nebulização com os equipamentos costais acontecerá das 8h30 às 12h30 na área da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta, zona norte da cidade, com o objetivo de fazer o bloqueio de  área com caso positivo. A nebulização elimina mosquitos adultos que possam estar contaminados e transmitindo a doença.

Mas o sucesso depende do apoio dos moradores, já que a nebulização será feita em áarea das residências. “A partir dessa autorização do morador, entrará um primeiro agente para o preparo do local e remoção de possíveis criadouros. Depois disso, entra uma dupla de agentes devidamente paramentados e equipados para aplicação do inseticida”, informou a supervisora da Vigilância Ambiental/Zoonoses, Vivian Martinelli Funai.

Além da abertura dos imóveis e da aceitação da nebulização, os moradores precisam deixar o imóvel preparado para a ação, isto é, guardar em local fechado ou cobrir alimentos, água e utensílios de cozinha; roupas limpas e/ou pendurados no varal (mesmo molhadas).

Também devem cobrir computadores, televisores, comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos e aquários; retirar ou manter levantadas roupas de cama e toalhas de mesa; manter abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida; e se possível, retirar carros da garagem.

Durante a aplicação do inseticida, os moradores devem ficar na calçada com as crianças e animais de pequeno porte, permanecendo fora por pelo menos 30 minutos depois do final da aplicação do inseticida.

A nebulização acontecerá em 12 quarteirões da área da UBS Santa Antonieta e reunirá aproximadamente 30 profissionais de saúde, como agentes de controle de endemias, supervisores e equipe de apoio.

O inseticida mata apenas os mosquitos que estiverem na sua casa no momento da aplicação. Por isso é de fundamental importância evitar a criação de novos mosquitos, eliminando todos os recipientes e locais que possam acumular água.