Marília

Zona sul terá saúde e orientação contra abusos e campanha pede ajuda

Zona sul terá saúde e orientação contra abusos e campanha pede ajuda

A Unidade de Saúde da Família São Bento/CDHU, na zona sul de Marília, promove no sábado, dia 25, uma ação em saúde e conscientização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Entre 9h e 12h tendas montadas junto ao conjunto de prédios Paulo Lúcio Nogueira vão oferecer atendimento, orientação e sensibilizar a comunidade contra a prática.

O programa terá ações de recreação, pontos de orientação sobre vários temas e distribuição de alguns doces às crianças. E pede ajuda com doação de chocolates, balas e outros doces. A entrega pode ser feita na USF São Bento/CDHU. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 34516244

A atividade é parte da campanha Maio Laranja de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, que tem data especial de celebração em 18 de maio.

É o dia em que Araceli, menina de oito anos, foi sequestrada, drogada e violentada em Vitória (ES) em 1973. Três acusados foram absolvidos.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

Esse tipo de violência ocorre pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja pela força, persuasão ou ameaça -.

É geralmente praticado por uma pessoa com quem a vítima possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio.