Marília

Zonas norte e sul podem ficam sem água nesta segunda, economize

Adutora rompe no domingo, bombas param na segunda e bairros podem ficar sem água – Divulgação
Adutora rompe no domingo, bombas param na segunda e bairros podem ficar sem água – Divulgação

Moradores das zonas norte e sul de Marília podem começar a semana sem água nas torneiras. O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) divulgou um alerta nesta manhã informando pane nos sistemas de bombeamento da ETA Peixe, que é responsável por mais de 60% de abastecimento na cidade.

Segundo o Daem, a chuva e vento da tarde e início de noite de domingo provocaram queda de energia e a oscilação teria danificado três das quatro bombas do sistema. Toda a captação do rio do Peixe estaria operando com apenas uma bomba, ou seja, 25% da capacidade.

Em nota, a prefeitura diz que espera normalizar a situação nesta terça. A nota revela ainda que op Daem atendeu no domingo caso de rompimento de uma adutora – que é uma rede de distribuição de água com grande pressão – estourada na região do bairro Serra Dourada. A equipe de reparos precisou trabalhar a dez metros de profundidade para reparar o vazamento. Segundo o Daem, o problema não tem ligação com a pane desta segunda.

A Prefeitura de Marília através do DAEM informa que poderá faltar água nas regiões Norte e Sul de Marília durante o dia de hoje (14). O motivo seria a falta de energia provocada pelas chuvas (vento) que afetou três bombas que captam água e enviam para as casas (ETA Peixe).

A autarquia está operando apenas com uma bomba. A previsão de volta de operação de todas as bombas é amanha (15) no período da manhã.

A Prefeitura pede que a população economize água nas próximas horas para que a mesma não venha faltar.

O DAEM informa ainda que está desde o começo da administração reestruturando a autarquia para atender de imediato o contribuinte e a população de Marília.

Exemplo ontem (13), domingo, no Dia dos Pais, ocorreu o estouro de uma adutora (Rio do Peixe) perto do condomínio Serra Dourada. Com cerca de dez metros de profundidade a adutora estourou por volta das 11h e foi consertada as 18h30 pelas equipes de plantão do DAEM, restabelecendo de imediato o abaste cimento de água no local. Esse ocorrido não tem relação com a falta de água hoje na cidade.“