Mulher

10 motivos para você conhecer melhor a Soroterapia

FreePik Médico Integrativo Enrique Lora explica que procedimento é indicado não só para resolver problemas de saúde, mas também, para melhor qualidade de vida
FreePik Médico Integrativo Enrique Lora explica que procedimento é indicado não só para resolver problemas de saúde, mas também, para melhor qualidade de vida


Quando falamos em Soroterapia, já vem à cabeça a ideia errada de reposição nutricional ou medicação por via intravenosa apenas para pessoas que estão com algum problema de saúde. Mas esse procedimento vai além, quando, é claro, é administrado com responsabilidade por um profissional de saúde e após toda uma bateria de exames e análises. “Não estamos falando do banalizado por celebridades e chamado soro da beleza, mas sim, estamos discutindo sobre saúde, sobre reposição mineral e vitamínica após uma avaliação profunda da situação individual de cada paciente”, explica o médico integrativo Enrique Lora.

Para o especialista, mais importante do que a terapia em si está a medicina integrativa que, ouve com cautela as queixas do paciente e analisa os relatos cruzando informações de hábitos, condutas e rotina, com os resultados de exames, chegando a um denominador comum que vai sanar a raiz do problema. “É preciso enfatizar que não amenizamos os sintomas de um problema, mas sim, tratamos a raiz dele. A medicina integrativa permite essa aplicação, ao analisar individualmente cada caso e aplicar soluções específicas que não são como receita de bolo, ou seja, não servem para qualquer um e sim, trazem resultado eficiente e positivo no caso daquele paciente”, enfatiza o médico.

A pedido do IG e de maneira exclusiva, o médico listou 10 motivos pelos quais a soroterapia deve ser vista como aliada do bem-estar e qualidade de vida, e principalmente, empregada em casos variados, como já falamos acima.

1- Pode ser aplicada com diversos fins. “Na verdade, a soroterapia não é única, ela é montada. Existem mais de 200 compostos que podem ser utilizados em certas combinações para atingir ao seu objetivo. Há muitas pessoas que tem como objetivo o emagrecimento, aumento de massa muscular, diminuição de inflamação, melhora da imunidade, do cabelo, e da parte cognitiva, por exemplo. Da mesma maneira que você toma um medicamento, toma via soro os compostos, que funcionam tanto quanto, com a diferença de estar acompanhado por um médico o tempo todo”.

2- A administração de nutrientes por via endovenosa é um fenômeno que cresceu de maneira mundial. No Brasil, é obrigatório comprovar a necessidade por exames de laboratório, além de ter prescrição médica, o que garante a segurança da aplicação da técnica (quando realizada por equipe capacitada e treinada). “A segurança é tão grande que para comprar as ampolas dos tratamentos, é preciso ter o carimbo do CRM (registro profissional no Conselho Regional de Medicina) porque é preciso ter responsabilidade ao administrar o procedimento”, indica Lora.

3- Grande parte das pessoas pode fazer uso da soroterapia, porém dependendo dos compostos utilizados, existe uma questão que precisa ser pensada um pouco mais: quando a pessoa tem, eventualmente, alguma doença renal pois, dependendo da quantidade de soro que está sendo utilizada – e o rim filtrar – pode dar uma sobrecarga. Essa é a única contraindicação.

4- De acordo com o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, um dos grandes benefícios da soroterapia é a absorção mais rápida e certa dos nutrientes, já que nutrientes ingeridos por via oral podem não ser totalmente absorvidos. Os motivos são vários como gastrite, refluxo, problemas intestinais etc.

5- “A principal queixa da maioria dos pacientes se dá pelo cansaço e indisposição, seguidos pelo ganho de peso. Quando faço os exames e descobrimos a raiz do problema, não tratamos somente os sintomas, mas sim, a causa. Quando um paciente me procura se queixando por estar fora de forma na verdade eu percebo ali um um distúrbio metabólico, como um problema de estresse, ansiedade, sono prejudicado, absorção dos nutrientes via intestino etc. Então, a gente entende que no final das contas, resolvendo os principais pontos desse organismo, consequentemente haverá o emagrecimento. Esse é um ponto que está muito em alta. Ou seja, não é que o soro traz uma substância para emagrecer, não: é a mudança de atitude, com equilíbrio hormonal e de nutrientes, seguido por bons hábitos que faz tudo se transformar”, ressalta o médico.

6- Publicado na revista científica Antioxidants em 2020, um estudo comparou a eficácia da soroterapia, reposição de vitamina D em relação à suplementação oral em pacientes com deficiência de vitamina D. A via injetável se mostrou mais eficaz que a via oral com melhores níveis de vitamina D no sangue.

7- Outro estudo publicado na revista científica Nutrients em 2017 avaliou a eficácia da soroterapia com vitamina C em pacientes com síndrome metabólica. Os resultados comprovaram que a administração intravenosa de vitamina C foi mais eficaz do que a suplementação oral na redução dos níveis de glicemia e lipídios no sangue, além de apresentar um perfil de segurança melhor.

8- Bons resultados para sempre: “Uma vez que você começa, é a mesma linha de raciocínio quando você começa a fazer atividade física ou quando você começa a comer certo. Você tem os benefícios de tudo isso, mas pode parar quando você quiser. Mas, a partir do momento em que você para, é de se esperar que você não mantenha os resultados”.

9- No caso de pacientes que fizeram bariátrica, a soroterapia é um tratamento mais do que eficaz. “Dependendo da individualidade, por mais que tenham hábitos saudáveis e retirem tudo o que é inflamatório, que façam uso de suplementos via oral, não terão a absorção plena dos nutrientes como a gente gostaria. Então, esses pacientes bariátricos são os mais indicados para fazer reposição tanto endovenosa quanto intramuscular de certas vitaminas e minerais. Esse é o caso dos bariátricos, mas existem outros pacientes com certas condições que se prejudicam também, em que a absorção é prejudicada, e aí existe essa indicação”, ressalta Lora.

10- Segundo estudos da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), a soroterapia precisa ser indicada e feita por uma equipe médica, em um ambiente hospitalar e seguro. Por se tratar de uma aplicação invasiva, os riscos de contaminação e infecção são consideráveis. Portanto, é preciso que o paciente tenha em mente que o melhor a se fazer é procurar ajuda médica confiável. Ainda, de acordo com um estudo da Prefeitura do Rio de Janeiro, via o Saúde Pública Carioca, a administração da soroterapia caracteriza a imunização passiva, por meio da qual o organismo humano recebe anticorpos pré-formados para prevenir ou atenuar as manifestações clínicas de uma doença.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher