Mulher

A prática da meditação pode auxiliar no combate ao estresse

Divulgação A prática da meditação pode auxiliar no combate ao estresse e promover benefícios para o campo mental e físico
Divulgação A prática da meditação pode auxiliar no combate ao estresse e promover benefícios para o campo mental e físico


Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 quase um bilhão de pessoas viviam com algum tipo de transtorno mental no mundo. No primeiro ano da pandemia, em 2020, o número de casos de depressão, ansiedade e estresse aumentou em 25%.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Neste cenário, em que pacientes com ansiedade sofrem com dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga e respiração rápida, especialistas estudam formas de combater os sintomas e auxiliar no tratamento.

O sistema nervoso é o sistema mais importante do nosso corpo, pois ele está ligado a todos os outros sistemas. Ele é dividido em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. O simpático nos coloca em estado de alerta, quando ele está ativado nossa musculatura enrijece, as pupilas se dilatam e o cérebro funciona em alta atividade “Podemos dizer que é quando a máquina do corpo está em sua plena potência”, diz Gabi Frantz, especialista em meditação, que possui currículo com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University.

Já o sistema nervoso parassimpático nos conecta ao que podemos chamar de “resposta de relaxamento”, então a musculatura está relaxada e o cérebro passa a funcionar em baixa atividade. “Estamos experimentando internamente uma sensação de bem-estar e tranquilidade”, explica.

Ainda segundo a especialista, esses dois sistemas funcionam como uma “gangorra”, quando um está em alta atividade, o outro está em baixa atividade. “Nos dias de hoje, percebemos que por conta da grande quantidade de estímulos e informações que recebemos diariamente, nos mantemos quase que em tempo inteiro em alta atividade, ou seja, o sistema nervoso simpático está sempre ativado, exigindo sua funcionalidade em plena potência, sete dias por semana”.

As consequências disso podem vir através de diversas doenças, como crises de ansiedade, crises de pânico e dificuldades em lidar com os problemas. E a meditação aparece justamente como uma das melhores terapias para auxiliar no processo de controle da ansiedade e combate ao estresse.

A prática atua no sistema nervoso parassimpático e estimula as funções de “relaxamento”, oferecendo descanso para o corpo e evitando com que ele esteja em sua plena potência. Entre os benefícios, a especialista destaca:

1. Relaxamento do cérebro e do corpo;

2. Sensação de calma, bem-estar e tranquilidade;

3. Cria uma maior conexão com você mesmo;

4. Traz mais clareza para a resolução de problemas;

5. Melhora a qualidade do sono;

6. Aumenta a concentração e o foco;

“Qualquer pessoa pode meditar. E é sempre bom lembrar que a meditação é um treinamento para a mente e para o cérebro”, finaliza.

Fonte: Mulher