Mulher

Barbiecore: Bruna Tavares ensina maquiagem para entrar na trend

Reprodução/Instagram Barbiecore: Bruna Tavares ensina maquiagem para entrar na trend
Reprodução/Instagram Barbiecore: Bruna Tavares ensina maquiagem para entrar na trend


Quando o assunto é se reinventar, a moda está sempre descobrindo e resgatando tendências do passado para a atualidade — o famoso estilo vintage. No universo da beleza, não seria diferente, já que ambos andam lado a lado e se complementam em seus processos de criação artística. Não se fala em outra coisa no momento: o Barbiecore.

A expressão é utilizada para descrever um estilo estético e cultural que se baseia em uma das mais populares e icônicas bonecas do mundo. O grande destaque é a utilização do rosa como a principal cor da paleta. Peças com tons mais vivos — especialmente a produção monocromática rosa-choque — e acessórios que passam uma sensação de alegria e nostalgia são mais do que bem-vindos.

“É incrível como tudo isso está se tornando um grande movimento de expressão artística. Todos aderindo ao rosa, sem medo, indo além da ideia ultrapassada de que a cor é delicada. Já que o nosso rosto é a porta de entrada, por que não trazermos uma pigmentação? E por que não o rosa?”, questiona Bruna Tavares, empresária e influenciadora referência no segmento de beleza.

O termo, que ganhou notoriedade nas redes sociais como uma tendência, teve sua ascensão um pouco antes, em desfiles da Alta-Costura como, com o sapato Medusa, de Versace, e a coleção de inverno 2022 da Valentino, e, logo em seguida, colidindo com o lançamento do live-action da boneca. Na maquiagem, as possibilidades são inúmeras. E, para entrar no mood Barbiecore, Bruna Tavares conta quais são as principais apostas para incorporar as características na sua próxima produção:

Make Monocromática: Aposte nos diferentes tons de rosa

Você fica dentro da paleta e consegue brincar com todas as nuances. Por exemplo, uma sombra rosa com cintilância ou metalizado, um blush rosa puxado para o pêssego e um batom no tom rosa queimado são uma excelente combinação. A dica é mesclar tonalidades diferentes para o visual ficar mais leve.

Blush Lateral: O degradê está de volta

Uma das tendências de make dos anos 80 que veio com tudo é a do blush lateral, como se estivesse subindo das maçãs do rosto em direção às têmporas. É legal apostar no degradê na hora de fazer essa técnica, para não ficar com um aspecto muito marcado. Todos os tons de rosa estão mais do que permitidos, e a dica é utilizar dois tons distintos para criar um degradê mais homogêneo.

Delineador: Tem para todos os gostos

Para quem é mais discreto ou não quer ousar tanto na cor, uma ótima opção para aderir à trend do momento: o delineador colorido. Existem diversas variações, desde o formato clássico de gatinho ou até mesmo aquela marcação mais dramática. Para quem prefere ser mais discreto, um delineado esfumado — aquele mais rente à raiz dos cílios — é uma excelente escolha.

Batom: Lábios marcados são a escolha certeira

Para quem quer marcar presença e ser notado (a), o bocão é perfeito. Aqui vale ousar na melhor tonalidade de rosa que orne com o tom de pele. Se a sua tonalidade de pele é quente, por exemplo, aposte no batom de cor fria e vice-versa.

Sombra: Olhar impactante e versátil

A escolha da sombra é essencial para marcar o olhar. Dependendo da intensidade, ela pode ser usada tanto para o dia quanto em uma balada. O tom a escolher deve combinar com o estilo e tonalidade de quem usar. Para os (as) tímidos (as), a dica é investir em apenas um ponto de rosa, como por exemplo, no cantinho dos olhos.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher