Mulher

BBB 24: Como se preparar psicologicamente para o confinamento

Reprodução/Instagram Rebeca Mota diz ter desistido do BBB 24 ainda durante o pré-confinamento, devido à crise
Reprodução/Instagram Rebeca Mota diz ter desistido do BBB 24 ainda durante o pré-confinamento, devido à crise
 

O BBB nem começou e já está dando no que falar. No sábado (6), Rebeca Mota revelou que desistiu de participar do “BBB24” durante o pré-confinamento. A dentista gravou um vídeo explicando melhor tudo o que passou. Na gravação, ela reafirmou que não soube lidar com os sentimentos, apontou que começou a ter crises e achou melhor voltar para casa. Ela ainda disse que ficou preocupada com a dinâmica do Puxadinho. Segundo o psicólogo Alexander Bez, é preciso se preparar para enfrentar um confinamento como o do programa. Veja a entrevista com o especialista.

iG Delas: Qual a diferença em estar confinado por alguns dias sozinho e confinado em uma casa com mais de 20 pessoas?

Alexander Bez : Os primeiros dias de confinamento sozinho é o momento em que a pessoa pode refletir muito sobre a vida, sobre si mesmo e que pode sim desencadear uma crise de ansiedade, pois imaginar que será “julgado” por outras pessoas e que seu “sonho” está nas mãos de terceiros, decidindo se você fica ou não, gera um pouco do desespero e não ter quem te acalme naquele momento, é difícil. Com isso, a pessoa que tem as emoções mais exacerbada, pode se dar conta que não consegue ficar confinada sozinha.

Já estar confinado com outras pessoas junto, traz um “conforto” caso crie uma rede de apoio, pois ter alianças no reality faz com que traga mais tranquilidade e alivie um pouco essa tensão.

Quais os preparos que se deve fazer para entrar bem psicologicamente em um reality?

Primeiro de tudo é treinar bem o psicológico, passar com um profissional que pode acompanhar e ajudar em alguns pontos específicos, até mesmo avaliar se não tem nenhum tipo de síndrome que pode ser acompanhado e buscar tratar para que seja bem controlado, caso precise de medicamentos, não largar em momento algum.

Procurar ser você mesmo e não deixar com que a opinião do outro te afete.
Busque estar bem consigo mesmo, procure praticar coisas que te façam se sentir melhor, seja praticar um exercício físico, ler um bom livro que te ensine algo bom e positivo, dançar, entre outras coisas.

Uma pessoa com ansiedade ou algum outro tipo de transtorno pode participar desse tipo de programa?

Não. Absolutamente não! Reality Shows são contraindicados à portadores desses transtornos, sendo exclusivamente “gatilhos psicológicos contínuos” seja os transtornos mentais psicológicos, como os transtornos mentais psiquiátricos. O ideal é não participar.

Quais as avaliações corretas o psicólogo deve fazer para avaliar bem o participante que está prestes a entrar?

As avaliações que possam ser determinantes no sentido de a pessoa estar “em plena condição mental” de participar desse jogo! Englobando principalmente a ansiedade e a depressão — que são condições clínicas perenes.

Com o decorrer do programa, mesmo o paciente entrando bem, ele pode desenvolver algum tipo de transtorno?

Pode, porque há “Transtornos Mentais Exógenos”, que são fundamentalmente psicológicos e constituídos pelo estresse que se desenvolve ali na casa, podendo aparecer de forma abrupta.

 

Fonte: Mulher