Se você gosta de acompanhar o BBB e está ligada nas redes sociais, provavelmente viu que a primeira prova do líder realizada na estreia do Reality movimentou a internet, inclusive gerando polêmica! Um tema em particular chamou a atenção nas redes, a participação do atleta paralímpico Vinícius Rodrigues, que usa uma prótese e durante a disputa pela liderança, acabou tirando e trocando o dispositivo.
A situação vivida pelo atleta acabou gerando curiosidade nos internautas, afinal, pouco se sabe e não se discute muito sobre o uso de próteses nas atividades cotidianas, nem tampouco em como funcionam esses dispositivos! Mas nós vamos ajudar você a entender melhor sobre quais são e como funcionam as próteses usadas por Vinicius Rodrigues no BBB24.
As próteses são resistentes à água?
Uma das perguntas que mais gerou curiosidade nas redes foi sobre a resistência das próteses a exposição à líquidos! Durante a prova realizada por Vinicius no reality, o atleta retira a sua prótese antes de finalizar o circuito, para então fazer a troca da mesma. Confira a cena:
De acordo com Thomas Pfleghar, diretor de Academy na América Latina a empresa responsável pela produção dos equipamentos utilizados por Vinicius, a troca da prótese foi necessária pois o equipamento utilizado pelo brother era parcialmente resistente à água, podendo ficar em contato com a água por até 30 minutos.
O empresário explicou: “Naquele momento, Vinícius utilizava um joelho C-Leg , um equipamento eletrônico com microprocessador. Caso ele entrasse na gosma verde, poderia danificar o aparelho. Ele opta por retirar o componente por ser eletrônico e ter padrões programados de funcionamento, o que poderia diminuir a velocidade do competidor”.
Entretanto, no decorrer da prova, Vinicius conseguiu realizar a troca da sua prótese por uma totalmente à prova d’água com a ajuda da produção do programa, o que acabou ajudando no seu desempenho no circuito. Pfleghar ainda comenta que existem outros equipamentos que unem resistência total à água com componentes eletrônicos, porém, essa prótese demandaria de manutenção específica.
O presidente da Ottobock explica: “O Vinícius é um atleta que precisa de possibilidades na vida dele. Por isso, o aconselhamos a entrar no programa com componentes que dessem a ele todas as possibilidades na participação com segurança”
As próteses sao flexíveis?
Outro tema que gerou bastante movimento nas redes sociais foi o fato da prótese que o atleta usa não se dobrar quando ele passou pelo circuito da prova do líder. De forma geral, de acordo com o diretor de Academy da Ottobock, as próteses mecânicas têm diferenças em relação a um joelho humano, que é controlado por impulsos diretamente do cérebro.
O diretor da empresa afirma: “Para que o joelho possa oferecer essa segurança para utilizadores como o Vinícius, é necessário que ele fique esticado para que a pessoa possa, durante seu uso, flexioná-lo da melhor forma e de acordo com a necessidade da situação”.
Fonte: Mulher