A Câmara de Marília aprovou nesta segunda-feira projeto que autoriza as presenças de doulas no acompanhamento dos partos, quando solicitadas pelas parturientes. A matéria foi discutida em duas votações e, agora, será encaminhada à sanção do prefeito Vinícius Camarinha.
A votação teve plenário quase vazio. Nem médicos e nem hospitais enviaram representantes. Três doulas – Carolina Fanti, Suelen Gama e Bárbara Otre – acompanharam com cartazes.
Doulas são especialistas em parto, resgatam a antiga figura de parteiras, que especialmente em periferias e zona rural, onde faltavam médicos e profissionais, auxiliavam as gestantes tanto no suporte ao nascimento do bebê como para tranquilizar e orientar as mães.
A presença destas especialistas vem ganhando apoio com crescimento da preocupação com partos “humanizados”, em ambientes mais tranquilos, além do incentivo a partos normais com maior tempo e cuidados com a gestante em substituições às cesarianas.
Com elas também cresce valorização das parteiras atuais, geralmente profissionais da saúde ou com formação específica que fazem trabalho técnico em situações de parto fora dos hospitais.
A vereadora Sônia Tonin (PSC), autora da proposta, disse que a lei é um avanço tanto para dar mais tranquilidade as mães quanto na prevenção e combate aos casos de violência obstétrica.