Mulher

Cida Pedrosa participa do Clube de Leitura CCBB 2023

Divulgação Cida Pedrosa participa do Clube de Leitura CCBB 2023
Divulgação Cida Pedrosa participa do Clube de Leitura CCBB 2023


“Os clubes de leitura estão fazendo uma revolução silenciosa e fomentando um público leitor ardoroso e qualificado. Eles são um grande caminho para aproximar a literatura das pessoas”, diz a poeta pernambucana Cida Pedrosa – vencedora do Prêmio Jabuti e Livro do Ano em 2020 -, que estará no encontro de agosto, dia 9, no Clube de Leitura CCBB 2023, no Rio de Janeiro. “É uma diversidade de pensamento muito linda, sou apaixonada pelos clubes de leitura, com um convite desses eu ganho meu dia”, fala a autora, que se apresentará juntamente com Eliakin Rufino, poeta e performer roraimense.

Os livros a serem lidos durante a sessão – As filhas de Lilith, de Cida, e Gaia Viva, de Eliakin – foram escolhidos pelo público, no Instagram do CCBB RJ (@ccbbrj). “Me surpreendi que o livro escolhido tenha sido As Filhas de Lilith, que foi lançado em 2009, mas traz um debate importante de gênero, é minha obra mais estudada em universidades”, conta a poeta.

Cida revela que o feminismo está em toda sua obra. “Lancei meu primeiro livro em 1982, com 18 anos, e tem um poema que escrevi aos 15, meu epitáfio, já tinha a compreensão de que ser mulher ser uma construção”, admite. Em Lilith, Cida faz pensar, a partir de arquétipos de muitas mulheres, o quanto a sociedade pós moderna nos fritou. “Uso da ironia, poemas são humorados, rio da gente, de nós mesmas e tem uma parte erótica importante, o erotismo é revolucionário quando colocado a partir da boca de uma mulher.”

Cida e Eliakin inauguram a presença da poesia no Clube de Leitura CCBB 2023 de forma especial. “Suas vozes poéticas – apesar de estilos distintos – trazem até nós o Brasil desconhecido em história e denúncia, principalmente no que tange a seus temas e problemas”, explica Suzana Vargas, curadora do Clube de Leitura CCBB 2023, e para quem o Nordeste e a Amazônia surgem tocados tanto pela veia musical de Eliakin – poeta, compositor, filósofo e performer – quanto pelo canto verbi-voco-visual de Cida que rompe a barreira dos gêneros, dando à história do Brasil o caráter de epopeia moderna e, ao mesmo tempo, ancestral. Em As filhas de Lilith, o livro escolhido, vemos a mulher em todo o esplendor de seu erotismo forte, autônomo, guerreiro e amoroso ao mesmo tempo.”

Suzana afirma que, em alguns de seus trabalhos, Cida faz a denúncia da brutalidade e violência vividas pela população desde seus primórdios mesclando-a a acontecimentos pessoais. Em Eliakin, o lirismo, a cantoria, e a imersão na Amazônia e no Norte brasileiros, regiões das quais seus textos herdam os motivos. “Em ambos, encontra-se a alegria do humor, da performance e da denúncia, mostrando-nos um Brasil plural e controverso. Esse país vivo e pulsante é o que teremos no encontro com esses dois poetas”, afirma Suzana. Para a curadora, esse é o momento de o Clube inserir a força da poesia contemporânea brasileira, produzida fora do eixo Rio-São Paulo em sua programação. O encontro com Cida Pedrosa e Eliakin Rufino acontecerá no dia 9/8, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB RJ, com entrada gratuita, e participação virtual das poetas Bruna Mitrano, do Rio de Janeiro, e Carla Nobre, do Amapá. O Clube de Leitura CCBB 2023 conta com o patrocínio do Banco do Brasil.

Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2023 e já contou, este ano, com as participações de José Eduardo Agualusa; Luiz Fernando Carvalho e Ítalo Moriconi; Conceição Evaristo; Mia Couto; e Antonio Torres.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher