Mulher

Encontro celebra dia da mulher negra latino-americana e caribenha

Encontro celebra dia da mulher negra latino-americana e caribenha

Um encontro nesta segunda-feira em Marília vai lembrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento promove debates, troca de informações e orientações sobre questões étnicas-raciais, além de temas como racismo, machismo e sexismo.

Segundo Jéssica Machado dos Santos, 23, estudante de Ciências Sociais na UNESP-Marília e uma das organizadoras, a data surgiu da junção de várias mulheres negras no ano de 1992, em Santo Domingo, na Republica Dominicana.

A iniciativa permitiu um Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas que internacionalizou o debate e fez surgir o movimento das mulheres afro-latinas e caribenhas.

“A união permitiu a aproximação de profissionais de comunicação, cultura, acadêmicos e áreas afins que hegemonizaram a luta negra na diáspora de forma continental. Data que nos dias de hoje, temos orgulho em comemorar”, afirma Jéssica Santos.

O evento é uma iniciativa do grupo “Negras Ginga”, com apoio da secretaria Municipal da Cultura. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Segundo o grupo,  mulher negra apresenta o menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento mínimo, em condições precárias e de informalidade; e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente necessitam se empenhar mais e abdicar de outros aspectos de suas vidas, como lazer, relacionamento e maternidade.

“Apesar de ainda em desvantagem, mais mulheres e, mais mulheres negras estão se inserindo na universidade e no mercado de trabalho, estão conquistando espaços importantes na economia, na sociedade, na política. “

A programação do evento conta com uma apresentação especial da data; do balé do Grupo Small Black Dancers; das cantoras negras Grupo Ouro D’Mina (Bauru), Alice Lourenço e Lilian Cunha; apresentação do vídeo do  Projeto Raízes; palestras com Luciana Santos, Sandra Mara e Vanessa Lima que abordarão questões com os temas: “Identidade negra”, “A mulher negra no Brasil” e “Direitos Humanos e educação”; e o encerramento será feito com a apresentação do Grupo TMJ – Tamojunto.

O encontro acontece no auditório “Prof. Octávio Lignelli”, na Av. Sampaio Vidal nº 245, entrada pelo Museu de Paleontologia, a partir de 19h30.