A Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e a Unimar promoveram em Marília o 3° encontro Mulher: Singular e Plural, que abriu programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher (dia 8).
Participaram servidoras públicas municipais, funcionárias da Universidade e representantes do movimento da mulher no município, líderes comunitárias e pessoas que se interessaram pela temática.
O encontro apresentou informações que as atividades em psicologia, nutrição, direito e publicidade agregaram ao movimento da mulher no contexto histórico, inclusive com pequenas atitudes que representam valorização e maior espaço da mulher na comunidade.
É uma discussão que envolve questões como divisão de tarefas familiares e como essas mudanças podem ocorrer sem conflitos, com o enfoque do empoderamento da mulher.
As professoras Danuza SgobbiSaes, Mara Marconato,Cintia Maria Trad e Débora Otoboni, da Unimar, apresentaram os temas em cada área e fizeram um bate bapo com a plateia. A pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Serva, mediou o encontro.
Carla Tesani, líder comunitária da Vila Barros, apresentou sua história de superação e trabalho por muitos anos no setor de construção civil, área predominantemente masculina. Carla falou também sobre questões de violência doméstica e a realidade da mulher na sua comunidade.
“É evidente que nos reconhecemos através de histórias de mulheres reais, que vão a luta, quebram paradigmas, fazem o enfrentamento para atingir a superação, Deixar a voz da comunidade de fora desse evento seria um erro. Agradeço de coração a Carla, pela disponibilidade, pelo depoimento e por ser essa inspiração a todas nós, mulheres reais”, disse a coordenadora de Políticas para Mulheres, Jaqueline Primaz.