As férias são o momento de descanso depois de um período intenso de aprendizagem, mas, também, uma oportunidade para diferentes vivências e experiências que constroem memórias e referências em crianças e jovens. As atividades culturais nas férias podem ser aliadas para o entretenimento e a diversão. Então, o que fazer para conciliar descanso, lazer e desenvolvimento?
Descansar é o ponto principal das férias e pode ser considerado tão necessário quanto estudar. Tirar um tempo para atividades de lazer e se distrair das obrigações é muito saudável para as crianças. Essa pausa faz bem para o corpo, que tem nesse intervalo um momento para se revigorar, é como “recarregar as baterias” e, assim, voltar mais bem disposto e, consequentemente, pronto para aprender mais e melhor.
“Viver experiências culturais pode tornar esse momento de descanso, além de relaxante, prazeroso e divertido. Música, teatro, artes plásticas, dança, cinema: tudo isso pode fazer com que nos conheçamos mais ou, ainda, que conheçamos o outro: outras histórias, outras vivências, outros pontos de vista”, afirma Caio Mendes, professor de História e coordenador do Coletivo Humana Mente do Colégio Rio Branco. “Pode ser mais uma oportunidade de estimular a empatia e a inteligência emocional nos pequenos”.
A maioria das atividades culturais podem ser feitas em conjunto, tornando esse um momento também de integração. O adulto, neste contexto, tem o importante papel de fazer uma boa curadoria diante de tantas opções disponíveis. “Um bom programa em família nas férias pode render muitas conversas, boas risadas e fortalecer os laços com quem amamos”.
É interessante fazer uma seleção de opções que agradem as crianças. “Para os pequenos, recomendo passeios em parques, porque há muito espaço para correr, brincar e andar de skate ou bicicleta, e quem sabe, até ir ao circo! Já para as crianças maiores, sugiro as atividades esportivas e culturais. E para os jovens, sugiro aproveitar as férias para assistir a muitos filmes e peças de teatro”, afirma o professor.
Leve a carteirinha escolar para garantir a meia-entrada, mas fique ligado (a), pois há também muitas opções gratuitas! “Vá com os amigos ou com a família. Aproveite para sair de casa! Já passamos muito tempo na tela do celular e do computador, não é mesmo?”, finaliza.
Fonte: Mulher