Mulher

Hidratação e cuidados com as mãos

FreePik Médicos recomendam cuidados específicos para hidratação diária das mãos
FreePik Médicos recomendam cuidados específicos para hidratação diária das mãos


As mãos estão sempre expostas ao calor, frio, água, álcool em gel e várias outras substâncias todos os dias. A pele das mãos merece atenção especial. Não à toa a busca de tratamentos para essa área corporal tem aumentado de forma significativa, sobretudo devido ao fato de que as mãos podem revelar a verdadeira idade de alguém.

O uso frequente de álcool em gel a 70%, desde o início da pandemia , é outro aspecto que gerou mudanças na rotina diária. A dermatologista Fabiana Seidl, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que “o álcool isopropil 70% seja líquido ou em gel é o mais indicado para a assepsia por ser o mais efetivo na eliminação de bactérias, fungos ou vírus. Para as pessoas que ficam com as mãos muito ressecadas ou tem dermatites, o hidratante para mãos pode ser usado depois da secagem completa do álcool a 70%. “

No que diz respeito a outras substâncias que podem agredir as mãos, Franklin Verissimo, que atua com medicina estética em Fortaleza (CE), explica: ” o uso de sabonetes, detergentes ou substâncias como o álcool em gel a 70% em excesso destrói camadas de proteção da pele, o que facilita a perca de água e a desidratação e, por fim, o ressecamento excessivo que pode levar a dermatites e ferimentos. Recomendo que após a higienização a pessoa use algum hidratante específico para as áreas das mãos. Esse hábito evitará possíveis ferimentos e outras lesões de pele”.

Hidratação das mãos é muito importante na rotina diária. “Há muitos bons hidratantes para mãos, alguns mais sofisticados com toque mais seco e suave e com ativos adicionais, como antixoxidantes e ativos contra manchas. Alguns ativos formam uma espécie de barreira, que ajuda a manter a hidratação da pele, como a glicerina e os óleos vegetais e, entre os óleos, destaco o alto poder de hidratação da manteiga de karité”, explica Franklin, especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP. O médico destaca que se a pele estiver muito ressecada é bom optar por fórmulas que tenha um poder de hidratação ainda maior, como as que contém uréia na formulação.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher