O dia 12 de junho será um reencontro, a chance de reacender a chama entre os casais, e quem sabe ainda escrever uma nova história: um pedido de casamento e a possibilidade de construir uma família. É o que revela a mais recente Pesquisa “Persona Favela” do NÓS, o Novo Outdoor Social.
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Para o estudo, foram ouvidas 2.168 pessoas que moram nas maiores favelas brasileiras, e que afirmaram estar enamoradas – namorando, noivos, casados ou em união estável (44%) – e ser fiéis (35%).
Delas, 94% acreditam que assumir uma relação é importante, independente do rótulo. Entre os casais, um relacionamento oficializado significa a valorização da pessoa amada e possibilidade de construir uma família (72%).
O levantamento aponta também que, não importa o status de relacionamento, o Dia dos Namorados reforça os laços de amor (48%) e ajuda a manter o companheirismo (46%).
É nesse clima apaixonado que a data mais romântica do ano, na favela, será ainda mais especial. Dos pesquisados, 42% consideram o dia 12 de junho essencial para manter o relacionamento em alta – principalmente entre os mais jovens, de 18 a 24 anos (46%), e homens, que capricham na criatividade e organizam algo bem romântico (46%).
O estudo mostra, ainda, que 78% confirmam que comprarão presentes, índice que sobe entre os casados (46%) frente a namorados e noivos (43%). E 23% pretendem fazer algum programa romântico a dois.
“Os percentuais comprovam que o amor está no ar na favela e que a data movimentará a economia circular nesses locais. Além do comércio, o Dia dos Namorados impulsionará também as vendas nos restaurantes e bares das comunidades”, ressalta Emilia Rabello, fundadora e CEO do NÓS Holding.
Esse amor sem medida levará 40% dos entrevistados a investir entre R$50 e R$100 no presente (entre os namorados ou noivos e o público feminino, este número sobe para 46%).
Destaque novamente para 37% dos homens apaixonados, que devem gastar até R$200 para surpreender. “Ou seja, quando o assunto é mostrar o amor que sentem, os homens investem mais no romantismo e na criatividade, gastando mais no presente”, enfatiza a executiva.
Roupas, perfumes, calçados, acessórios e os clássicos chocolates estão entre os principais itens escolhidos para presentear a cara metade. As lojas de shopping, de departamento, perfumarias ou comércios dentro da comunidade estão entre os locais preferidos para realizar as compras.
“Já que os namorados que moram nas favelas pretendem consumir dentro delas, fica aí a dica para as grandes marcas criarem collabs com empreendedores das comunidades”, alerta Rabello, que exemplifica:
“As indústrias de bebidas podem fazer parcerias oferecendo combos de descontos para os restaurantes e bares da periferia – e isso vale ainda para os Apps de entrega que podem fazer uma collab com uma marca de vinho ou espumante com preços exclusivos. Um outro nicho-alvo são as perfumarias, que também podem se aproximar das revendedoras locais e oferecer promoções especiais.”
Solteiros X Dia dos Namorados
Está enganado quem pensa que as oportunidades de vendas estão apenas focadas nos casais. Os solteiros também possuem planos para passar a data com um autocuidado ou auto carinho.
Ver TV ou séries está entre os programas escolhidos para o dia 12 de junho (25%), bem como sair com os amigos (16%), pedir comida ou bebida do lugar favorito para uma celebração especial em casa (10%) e ainda se presentear com um mimo (7%).
“O estudo evidencia um outro público consumidor em potencial: os solteiros, que as marcas de streaming, entretenimento e Apps de entrega também devem ficar de olho”, pontua a CEO.
Cheios de amor-próprio, 80% dos solteiros olham para a data com pressão comercial – número bastante similar entre os comprometidos (78%).
Apesar de não estar “rolando desespero” e o status atual proporcionar “liberdade” (46%) e “mais tempo para si” (38%), 71% dizem se sentir pressionados para estarem em um relacionamento. Essa pressão vem, principalmente, da própria pessoa (33%) e da família (26%).
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“Por fim, esses números são insights para os sites e Apps de relacionamento, e para os eventos e baladas, que têm a chance de dar o match perfeito com esse público”, conclui a fundadora do NÓS.
Metodologia e Universo Pesquisado
Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada através de tecnologia proprietária, desenvolvida para gestão, comunicação e captura de dados em real-time.
Apenas com um celular, os pesquisadores – não precisam estar conectados à internet ou a qualquer rede de dados – realizam as entrevistas, ampliando assim a abrangência da área estudada. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro, 3,6%.
Comunidades Pesquisadas
Belém (PA): Baixada Nova Jurunas, Condor;
Manaus (AM): Cidade de Deus;
Fortaleza (CE): Pirambú
São Luís (MA): Coroadinho;
Recife (PE): Casa Amarela
Salvador (BA): Complexo de Amaralina
Brasília (DF): Sol Nascente;
Belo Horizonte (MG): Aglomerado da Serra;
Rio de Janeiro (RJ): Rocinha, Rio das Pedras;
São Paulo (SP): Heliópolis, Paraisópolis;
Curitiba (PR): São Domingos Agrícola;
Porto Alegre (RS): Cruzeiro do Sul.
Fonte: Mulher