Mulher

Secretária é eleita Miss Bariátrica 2017; Marília tem cirurgias pelo SUS

Secretária é eleita Miss Bariátrica 2017; Marília tem cirurgias pelo SUS

Sabrina Azevedo, secretária  moradora do Guarujá, foi eleita a Miss Bariátrica 2017, concurso que reuniu mulheres de diferentes regiões do Estado submetidas ao procedimento cirúrgico para emagrecer.

O concurso reuniu 45 mulheres se candidataram e 30 foram selecionadas, por meio de voto popular pela internet, para participar da final. Sabrina fez a cirurgia em 2016 depois de engordar 30 quilos após nascimento do filho. Passou dos cem quilos. Hoje tem 58.

“Vivia no efeito sanfona. Emagrecia com alguma dieta radical e depois voltava a engordar. Tentei academia, remédios, dietas. Até que comecei a sentir dor nos meus quadris. Procurei meu ortopedista e ele falou que seria uma boa fazer a bariátrica”, disse em entrevista ao portal G1.

Marina Martinelli Tucci, 30, e Rebeca Gonçalves Martins Neto, 32, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Cinthia Aparecida Marschser Bueno, 53, foi eleita Miss Simpatia e Karina Caro Varela, 32, foi a vencedora da votação popular com 753 votos.

Conhecida como cirurgia de redução de estômago, a bariátrica pode ser feita pelo SUS com avaliação de alguns requisitos obrigatórios. Marília terá cirurgias pelo sistema público a partir deste mês graças ao credenciamento do Hospital da Unimar para as cirurgias.

Segundo a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, o volume de cirurgias no paós cresceu 20% e já são cem mil por ano. O SUS exige os seguintes requisitos:

– Índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 50

– IMC maior ou igual a 40, com ou sem doenças associadas, sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos

– IMC maior que 35 e com problemas de saúde como alto risco cardiovascular, diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas sem sucesso no tratamento clínico.